Conjunto Época de Ouro recebeu o grupo Café Brasil, na Sala Funarte Sidney Miller – Rio

O grupo Café Brasil – um típico regional de choro – se apresentou, na segunda-feira, 23 de setembro, às 17h, na Sala Funarte Sidney Miller. Surgido em 2007, em Niterói, no Rio de Janeiro, o conjunto foi o convidado do Conjunto Época de Ouro para o show semanal do projeto Música na Cidade, realizado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, através do Centro da Música. A apresentação é transmitida ao vivo pela Rádio Nacional AM (1130KHz), para o Programa Época de Ouro, apresentado por Cristiano Menezes. A entrada é gratuita.

Formado por Paulinho Bandolim (bandolim), Leo Fernandes (violão de 7 cordas), Felipe Reis (violão de 6 cordas), Phelipe Ornellas (cavaquinho) e Diogo Barreto (pandeiro), o grupo Café Brasil busca valorizar a essência do choro e um trabalho conjunto na concepção dos arranjos, inspirados pelos antigos regionais, principalmente o conjunto Época de Ouro, maior referência do grupo. O próprio nome do grupo é uma citação aos dois últimos discos lançados pelo Época de Ouro: Café Brasil 1 e 2. O repertório do grupo é o choro tradicional, com composições de Jacob de Bandolim, Pixinguinha, Waldir Azevedo, Ernesto Nazareth, além de composições próprias. O grupo, criado em agosto de 2007, já se apresentou em eventos como o Arte na Rua, realizado pela Prefeitura de Niterói. Na Lapa se apresentou em diversas casas, como o Rio Scenarium, Sacrilégio, Mangue Seco e Santo Scenarium.

Em abril de 2013, o grupo Café Brasil lançou o seu primeiro disco –Em Terra de Araribóia– pelo selo Niterói Discos, da Fundação de Artes de Niterói. O disco é uma homenagem à cidade natal do conjunto, sendo todas as composições obras de compositores ligados à cidade, a maioria delas inéditas. Foram gravadas três gerações de compositores: a primeira, com Jonas do Cavaquinho e Carlinhos Leite, ambos ex-integrantes do Conjunto Época de Ouro; a segunda, com Márcio Hulk, Silvério Pontes e Rogério Souza; e a terceira, com músicas compostas por Paulinho Bandolim, Leo Fernandes e Felipe Reis, todos do grupo Café Brasil. O disco traz ainda participações de músicos também ligados à Niterói: Alexandre Maionese (flauta), Netinho Albuquerque (pandeiro), Rodrigo Reis (percussão), Silvério Pontes (trompete e flugelhorn) e Ronaldo do Bandolim (bandolim), que também participou da direção musical. Em texto sobre o disco, o violonista e compositor Zé Paulo Becker, do Trio Madeira Brasil, disse: “Aí está um disco que reúne o frescor da juventude com a maturidade de quem entende do assunto”.

Em janeiro de 2008, o Café Brasil fez no Teatro da Uff um show inteiramente dedicado ao grande mestre Jacob do Bandolim. O espetáculo, intitulado “Tributo a Jacob do Bandolim”, contou com as participações ilustres de Ronaldo do Bandolim (conjunto Época de Ouro), Tiago Souza e Dudu Oliveira.

Veja mais sobre o grupo Café Brasil em

Youtube: www.youtube.com.br/grupocafebrasil

Facebook: www.facebook.com/grupocafebrasil

My Space: www.myspace.com/grupocafebrasil

Conjunto Época de Ouro

O grupo teve grande importância no chamado movimento de resistência do choro, na década de 1960, quando a bossa nova reinava quase absoluta no cenário musical brasileiro. Com o falecimento de seu fundador, Jacob do Bandolim, em agosto de 1969, alguns compromissos foram adiados e o conjunto somente retomou suas atividades em 1973, a convite de Paulinho da Viola, para participar do espetáculo Sarau, no Teatro da Lagoa, Zona Sul do Rio. Foi desta experiência que surgiu o Clube do Choro, idealizado por Paulinho da Viola e Sérgio Cabral, e todo um movimento no país que buscava dar maior visibilidade ao choro. Atualmente, o conjunto é formado por Jorginho do Pandeiro (diretor musical), Jorge Filho (cavaquinho), Ronaldo do Bandolim, Antônio Rocha (flauta), Toni Sete Cordas (violão de sete cordas) e André Belieni (violão).

Toda segunda-feira, das 17h às 19h, a Sala Funarte Sidney Miller recebe o Época de Ouro e seus convidados para o programa da Rádio Nacional, aberto ao público e com entrada franca. A utilização do espaço resulta de uma parceria entre a Funarte e a EBC – Empresa Brasil de Comunicação. Antes, o show era transmitido do auditório da Rádio Nacional que, atualmente, passa por reforma. Foi no prédio da emissora, na Praça Mauá, Centro do Rio, que muitos talentos da música brasileira foram revelados

Projeto Música na Cidade

Conjunto Época de Ouro recebe o grupo Café Brasil

Dia 23 de setembro, segunda-feira

Sala Funarte Sidney Miller

Palácio Gustavo Capanema

Rua da Imprensa nº 16 – Centro

Rio de Janeiro (RJ)

(21) 2279-8104

Bilheteria: (21) 2279-8087

Apresentação gratuita

Convites na bilheteria a partir das 15h

Classificação etária: 12 anos

Realização: Rádio Nacional AM – RJ/ Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

Parceria: Fundação Nacional de Artes – Funarte

Mais informações

Funarte/Centro da Música

(21) 2279-8601