Grupo roraimense leva dança indiana à Região Norte

Dança "Oferenda" - Grupo Locômbia. Foto: Divulgação

De 23 de setembro a 4 de outubro de 2013, as cidades de Caracaraí, Cantá, Bom Fim, Boa Vista, e Pacaraima, em Roraima, vão receber o espetáculo de dança clássica da Índia Odissi, no caminho das Águas. Realizado pelo Grupo Locômbia Teatro de Andanças de Roraima, o projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna /2012. No dia 29, domingo, a montagem será acompanhada de palestras de cunho prático, que relacionam a dança tradicional indiana ao Ioga.

O espetáculo é composto por quatro danças tradicionais, interpretadas por Beatriz Brooks, acompanhada de um “pakawaj” (tambor grande e oblongo), tocado ao vivo. Na apresntação, a música e a dança se ligam profundamente: a percussão acompanha cada um dos movimentos da dançarina, marcando o ritmo.

Odissi é uma dança ritual, que se originou na região de Orissa, leste da Índia no Século II. Reconhecido por seu valor antropológico, este estilo tem sido referencia para muitos estudiosos do movimento, por causa de sua depurada técnica corporal, combinada com expressão gestual. A característica principal desta modalidade é o Tri-Bangui, na qual o dançarino forma sempre um triângulo com o corpo, relembrando a linha sinuosa das estátuas dos templos indianos. O estilo utiliza elementos concebidos como fortes e “masculinos” – com a parte inferior do corpo – e suaves e “femininos” – com a parte superior.

Com a circulação de Odissi, no caminho das Águas, o Grupo Grupo Locômbia Teatro de Andanças de Roraima pretende articular uma rede de contatos e troca de informações entre povos das cidades ribeirinhas amazônicas.

Sobre o grupo

O Locômbia Teatro de Andanças trabalha desde 1984, com pesquisa de linguagens do gesto e do corpo. Durante 15 anos, visitou diferentes culturas, ministrando oficinas de teatro e participando de festivais, no Brasil e em mais 24 países da América, Europa Ásia e África. Em 1995 o grupo se estabeleceu na Índia, em busca de novas fontes da arte teatral. Durante cinco anos, estudou Dança Odissi na Escola Orissa Dance Academy’’, com o Mestre Ramesh Chandra Jena e percussão como Mestre Daneswar Swaim. Durante o período, os artistas também participaram de treinamentos em dança com máscaras, no estilo Chhou, conduzido pelo Mestre Malay Sahoo, da School of Saraikella Sri Kedar Art Centre. No ano 2000, o coletivo foi para Moçambique, África, onde realizou oficinas e cursos para professores e comunidades urbanas e rurais.

Em 2001, fixou residência no Brasil. Em 2005, vai para Boa Vista (RR), onde estabelece sede permanente e, em 2011, o Locômbia inaugurou o Espaço Circular de Cultura “Malokômbia Teatro”, na área metropolitana de Boa Vista, no município de Cantá. O espaço se estabelece como um centro de pesquisa teatral independente, cujo objetivo é contribuir e incentivar as artes teatrais no estado. Lá, o grupo vem desenvolvendo projetos, oficinas, intercâmbios, residências artísticas, ensaios e apresentações de teatro, música, dança, circo e poesia.

Horários e locais de apresentações

23/09 – 20h
Caracaraí

Praça do Livramento
Av do Livramento, em frente à igreja Nossa Senhora do Livramento

25/09 – 18h
Cantá

Comunidade Indígena de Canauanim
Estrada BR 401

27/09 – 17h30
Bonfim
Escola Estadual de Fronteira Argentina Castelo Branco
R. Rodrigo Pires Figueredo, 44, Centro

28/09 [confirmar horário em: locombiateatro@gmail.com ]
Boa Vista

Casa do Índio Casai
Casai, Montecristo – Zona Rural de Boa Vista

29/09
Cantá

16h: Palestra prática Mergulhando em posições de Odissi e do Yoga.

18h30: Apresentação do recital Odissi no Caminho das Águas

Espaço Circular Malokombia Teatro
Rua Noel Rosa 346, Bairro Santa Cecilia

2/10 – 19h
Boa Vista

Centro Cultural UFRR
Espaço cultural Uniao Operaria /UFRR
Rua Nossa Senhora da Consolata nº 881, Centro

4/10 – 18h
Pacaraima

Escola Cícero Viera
Escola Estadual Cicero Viera
Rua 01 nº 1000 – Centro

_____________

Realização: Grupo Locômbia Teatro de Andanças de Roraima
Elenco: Beatriz Brooks, Orlando Moreno e Shanti Ra
Este projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna /2012

Mais informações

locombiateatro@gmail.com

Facebook: /malokombia