Com a finalidade de orientar os interessados em se inscrever na VI Bienal de Jovens Criadores dos países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) vai esclarecer dúvidas, em uma transmissão on-line, via site do Observatório Participativo da Juventude – Participatório (www.participatorio.juventude.gov.br). A sessão terá início às 16h desta sexta-feira (27/9) e as perguntas serão respondidas em tempo real.
Os jovens brasileiros, com idade entre 18 e 30 anos, têm até a próxima terça-feira, 1º de outubro, para se inscrever e participar da VI Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Haverá uma seleção nacional e outras internacionais de projetos de atividades e experimentações artísticas. A iniciativa vai selecionar até 40 projetos ligados às diversas linguagens artísticas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo hotsite www.juventude.gov.br/bienalcplp.
A VI Bienal está sob a coordenação da Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com os ministérios da Cultura, do Esporte e das Relações Exteriores.
Sobre a Bienal
Esta é a primeira vez que o Brasil sedia a Bienal de Jovens Criadores da CPLP. O evento tem por objetivo consolidar esse espaço enquanto fórum de diálogo, intercâmbio multicultural e artístico entre os jovens dos países que compõem o bloco, incentivando, apoiando e promovendo sua criatividade, inovação e empreendedorismo.
A VI Bienal dos Jovens Criadores da CPLP tem como principal diretriz contribuir para a integração e construção de novos caminhos para a formação cidadã das juventudes de seus países membros, por meio da aproximação e troca entre as diferentes identidades culturais e das políticas públicas para a juventude. Além dos brasileiros, a VI Bienal contará com a participação de jovens de mais sete países da CPLP (Portugal, Angola, Moçambique, Timor Leste, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau). A última edição aconteceu em Angola, em 2011, e as próximas estão agendadas para 2015, em Moçambique; 2017, em Portugal, e 2019, em Guiné-Bissau.
A cultura digital, conceito afim dos jovens de todo o mundo, é um dos temas mais recorrentes na contemporaneidade. A incorporação do tema ao conceito da VI Bienal dos Jovens Criadores amplia e dinamiza as possibilidades de integração. As ações propostas, seja no campo da aproximação pessoal, da vivência, apreciação e identificação com as criações artísticas, bem como da discussão e reflexão sobre temas contemporâneos e politizados, promoverão uma aproximação singular que tem a intenção de ser transformadora.
Sobre a CPLP
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização internacional formada por países lusófonos, que busca o “aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros. Com sede em Lisboa (Portugal), o bloco é composto por oito países, situados em cinco continentes, que têm o português como língua oficial ou segunda opção. São eles: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Em 2005, durante reunião do grupo em Luanda, capital de Angola, o dia 5 de maio foi declarado como o Dia da Cultura Lusófona no mundo.
Mais informações: http://www.juventude.gov.br/bienalcplp