Bienal de Música: concerto do dia 30 traz estreia mundial de obras de nove compositores

Cláudio Cruz rege a Orquestra da UFRJ, na abertura da Bienal. Foto: Davy Alexandrisky

Na segunda-feira, dia 30 de setembro, às 19h, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro – no Centro – a XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea da Funarte apresenta, em estreia mundial, obras de nove compositores. O Quarteto Uirapuru interpreta Cantos de Maldoror, de Rubens Tubenchlak, na abertura do programa. Os ingressos a custam R$ 2.

Rubens é do Rio Branco, Acre e teve os primeiros contatos musicais ouvindo seu pai ao violão e ao piano. Aos 25 anos ingressou nos bacharelados de violão da Unirio e de guitarra-jazz da Universidade Estácio de Sá. Compôs a trilha para o filme Arte, cultura e sensibilidade (2012); o musical infantil A deusa, o herói, o centauro e a justa medida; e a ópera popular Lilith e o sonho de Laio. Os Cantos de Maldoror partem da obra literária Les chants de Maldoror, marco do movimento surrealista, de Isadore Ducasse, escritor maldito, uruguaio, mais conhecido como Conde de Lautréamont. A peça baseia-se em sua prosa poética e gira em torno de temas diversos, tais como: o oceano; a tempestade; o hermafrodita; o assassinato e a prostituição.

O Quarteto Uirapuru é formado por Adonhiran Reis e Fernando Pereira (violinos); Estevan Almeida (viola) e Claudia Grosso (violoncelo).

O compositor Gilson Beck apresentará Exsangue II; Juliano Valle, Côncavo; André Martins, Paisagens: Japão; José Orlando Alves, Introspecções II; Sílvio Ferraz, Segundo responsório; Paulo Cesar Santana,Opaxorô; e Caio Senna, Cidades visíveis.

A programação termina com a obra de Tadeu Taffarello O despertar de Lázaro, sob a regência de Marcos Lucas, interpretada pela soprano Diana Maron, acompanhada dos músicos: Maurício Silva (clarineta e sax); Gabriel Lucena (violão); Ayran Nicodemo (violino): Luciano Correa (violoncelo); João Luis Areias (trombone); Alessandro Jeremias (trompa) e Pablo Panaro (piano). O despertar de Lázaro tem seu ponto de partida no capítulo 11 do Evangelho de João. Os textos da solista representam o recado de Marta e Maria a Jesus e a delonga de Jesus em Jerusalém; as falas de Marta e as falas de Maria. Os textos atribuídos a Jesus ou a seus apóstolos são sonoramente contextualizados, e não falados.

A XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea é realizada pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, através do seu Centro da Música. A programação prossegue até o dia 5 de outubro, na Escola de Música da UFRJ  e termina no domingo, dia 6, domingo, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, às 17h, com apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica, sob a regência de Roberto Duarte.

Acesse aqui o catálogo do evento

XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea

De 27 de setembro a 5 de outubro de 2013
Salão Leopoldo Miguez – Escola de Música da UFRJ
Rua do Passeio, 98 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Dia 6 de outubro – encerramento
Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Acesse aqui a programação completa da XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea

Acesse aqui o “hotsite” da Bienal

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte/Centro da Música/ Coordenação de Música Erudita
Ministério da Cultura
Apoio: Academia Brasileira de Música (ABM), Rádio MEC e do Centro Técnico Audiovisual/CTAv (MinC)