Nascida em 23 de março de 1922, essa carioca do bairro de Olaria formou-se em Contabilidade pelo Instituto Rui Barbosa, mas, desde menina, sempre apresentou aptidão para a música. Antes de se lançar profissionalmente, ela fez parte do Sinatra-Farney Fã-clube, que promovia festas na residência do cantor Dick Farney no final dos anos 1940. Nesses encontros informais, a futura diva da MPB já mostrava seu talento e, dali, para a profissionalização, foi um pulo. Tornou-se uma das rainhas do rádio na década de 50, além de ser uma referência no canto das dores de amor.
Na contramão dos vozeirões e dos trinados lancinantes, o canto falado de Nora Ney dá o tom no Estúdio F – Série Intérpretes.
Leia o roteiro: EF.99.Nora Ney
Ouça o programa.
O ‘Estúdio F’ aborda a vida e a obra de intérpretes brasileiros e pode ser ouvido também pelo rádio. A Rádio Nacional do Rio transmite o programa às terças, às 20h, com reprises aos domingos às 23h. O ‘Estúdio F’ é também retransmitido pela Nacional FM de Brasília, aos domingos às 20h. A Nacional da Amazônia e a Nacional AM de Brasília transmitem o programa às 23h de domingo.
É possível também ouvir o programa em tempo real no site http://www.ebc.com.br.