Livro “Márcia X” será lançado no Rio, dia 3 de outubro

Nesta quinta-feira, 3 de outubro, será lançado, no Rio de Janeiro, o livro “Márcia X”.Trata-se de um inventário completo das obras da artista, com textos de Beatriz Lemos, Luiz Camillo Osorio, Marcelo Campos e Alex Hamburger, além de todos os textos escritos até hoje sobre ela. O livro é parte do projeto contemplado no Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais 2010 – Funarte/MinC, que incluiu a exposição “Márcia X – Arquivo X”, realizada no MAM Rio, de fevereiro a de abril de 2013.

Organizado por Beatriz Lemos e com design de João Modé, o livro tem 570 páginas e será distribuído gratuitamente a quem enviar e-mail para lancamentomarciax@gmail.com. Na ocasião, ainda será lançado um catálogo, com 128 páginas, resultado da transcrição de três encontros-jantares entre amigos da artista e pessoas que conviveram com ela. Com curadoria de Alexandre Sá, Beatriz Lemos e Denise Milfont, o catálogo também é gratuito.

Para marcar o lançamento, haverá uma festa, cujo conceito está ligado ao universo de Márcia X. Os artistas foram escolhidos pela curadora, pensando nessa relação. Haverá apresentações dos músicos Cabelo, Demillus&Duloren, Fabiana Faleiros aka Lady Incentivo, Ioia (Antonio Antmaper + Glaucia Mayer), Quito, Bruno Queiroz, Icaro dos Santos e Dani Vieira. Haverá também participação especial do grupo Bota na Roda.

Este projeto teve inicio em 2010, com a catalogação do acervo da artista. O acervo restaurado e organizado foi exposto no MAM Rio. Ao final da mostra, todos os trabalhos foram doados ao Museu. O livro e o catálogo também fazem parte do projeto.

Sobre a artista
Márcia X é considerada uma das mais emblemáticas artistas na história da arte brasileira. Precursora, visionária e polêmica, nasceu em 1959 e faleceu em 2005. Iniciou sua trajetória na década de 1980, pesquisando a linguagem da performance e do happening, em uma época em que a cena de arte voltava-se para o retorno à pintura, movimento que caracterizou a “Geração 80”. Ao lado do artista Alex Hamburger, com quem realizou diversos trabalhos em colaboração neste período, Márcia X foi uma das poucas artistas do período que trilharam caminhos alternativos à prática da pintura em grandes formatos, “levando sua pesquisa ao amadurecimento nos anos 1990 e início dos 2000, o que possibilitou ser considerada um dos nomes de referência na performance brasileira”.

Serviço

Lançamento do livro “Márcia X”
Data: 3 de outubro, das 20h às 4h
Local: Cabaret Kalesa
Rua Sacadura Cabral, 61 – Centro – Rio de Janeiro
Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *