O cinema na Bienal de Música da Funarte

A XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea continua os concertos com obras inéditas, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Lapa – Centro da Cidade – com grande presença e participação do público. A programação de quinta-feira, 3 de outubro, às 19h, no Salão Leopoldo Miguez, traz uma sessão de curtas-metragens sobre música brasileira, com apresentação de Flávio Silva, musicólogo e coordenador de Música Erudita da Funarte e da Bienal.

Será apresentado Música Contemporânea no Brasil (1974), direção de Luiz Fernando Goulart e roteiro de Flávio Silva, com as participações de Edino Krieger, Marlos Nobre e Orquestra Sinfônica Nacional/Rádio MEC, entre outros e Variações em torno de sons e de imagens: cinema mudo e compositores, que inclui Villa-Lobos e o cinema – os “Momentos Musicais Para Todos” (1931); e filmagens de danças típicas e do Sodade do Cordão, entre outros curtas. Filmes dirigidos por Humberto Mauro também fazem parte da sessão: O descobrimento do Brasil (trecho, 1937); Argila (trechos, 1942); Leopoldo Miguez (1946); Alberto Nepomuceno (1950); Ponteio (1941); O Guarani (1942) e A velha a fiar (1964).

Faz parte também da agenda desta quinta, na Academia Brasileira de Música, das 15h30 às 17h30, um programa extraordinário, também com apresentação de Flávio Silva: a audição comentada de gravações de obras de Villa-Lobos, feitas em 1939 para a Feira Mundial de Nova York e, em 1940, por coros escolares do Rio de Janeiro, por Leopold Stokovslo e durante concerto no Museum of Modern Arte/Moma, de Nova York.

A XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea prossegue, na Escola de Música da UFRJ, até sábado, dia 5 de outubro, sempre às 19h. O encerramento será no domingo, dia 6, às 17h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a apresentação da orquestra Petrobras Sinfônica, sob a regência de Roberto Duarte.

Acesse aqui o catálogo do evento

XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea

De 27 de setembro a 6 de outubro de 2013

Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Salão Leopoldo Miguez
Rua do Passeio, 98, Centro/Rio de Janeiro
Horário: 19h

Encerramento

Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Domingo, dia 6, às 17h

Ingressos: R$ 2. Vendas na data e no local de cada concerto

Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música/Música Erudita
Ministério da Cultura

Leia mais e acesse a programação no “hotsite” da bienal: www.funarte.gov.br/bienaldemusica

Acesse aqui a matéria sobre a abertura do evento