O Grupo Tapa, contemplado pelo Edital de Ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet 2013, apresenta, de 4 a 27 de outubro, o espetáculo A moratória. Escrita em 1954, por Jorge Andrade, a peça conta a história da família de um fazendeiro paulista, Joaquim, que perdeu suas terras em decorrência da crise do café de 1929 e sente-se oprimida pela perspectiva da vida na cidade, espaço onde suas concepções de mundo são confrontadas com uma ordem em que o antigo prestígio familiar não representa mais nada.
A obra é estruturada em três atos e apresenta dois planos: o presente (1932), que ocorre no espaço de uma casa modesta e aborda as questões da perda da fazenda em decorrência de uma dívida contraída por Joaquim; e o passado (1929), que se desenvolve no espaço de uma fazenda tradicional e trata do decreto de moratória pelo governo. A atmosfera nem sempre é amigável. Olímpio é, em um primeiro momento, um noivo excluído, mas, em seguida, passa a ser a esperança de salvação da família. Já Lucília, antes uma moça submissa, assume a chefia financeira da casa e torna-se sucessora do pai.
A peça de Jorge Andrade tem como fundo a quebra da bolsa de Nova York, que ocorreu em 1929 e foi seguida por uma rebelião em São Paulo. Para o diretor do espetáculo, Eduardo Tolentino de Araújo, a ação do tempo sobre a peça é sua característica mais interessante. O texto sofreu cortes e alterações nesta montagem: a estrutura torna-se menos rígida e não há dois cenários, mas as duas ações são simultâneas e percebidas aos poucos pelo público.
Tapa no Arena
O Grupo Tapa assina a programação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet até dezembro de 2013. Há quase 35 anos, o grupo mantém um projeto de teatro de repertório com encenações que dialogam com a dramaturgia brasileira e mundial. Sob a direção artística de Eduardo Tolentino de Araújo, o Tapa apresenta ao público textos de autores como August Strindberg, Luigi Pirandello, Nicolau Maquiavel, Martins Pena, Arthur Azevedo, Tennessee Williams e muitos outros.
Projeto Tapa no Arena – uma Ponte na História
Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Rua Dr. Teodoro Baima, 94, vila Buarque. Tel (11) 3256.9463. Perto da estação República do Metrô.
Espetáculo: A moratória
De 4 a 27 de outubro | Sextas e sábados, às 21h; domingos, às 19h
De Jorge Andrade | Direção de Eduardo Tolentino de Araújo | Elenco: Zécarlos Machado, Paloma Galasso, Déborah Scavone, Rosa Grobman, Rodolfo de Freitas e Augusto Zacchi.
Recomendação etária: 14 anos | Duração: 90 minutos
Ingressos: R$20 (meia: R$10). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa.