Conjunto Época de Ouro recebe o Quarteto Maogani, dia 7, na Sala Funarte – Rio

O Quarteto Maogani. Foto: Silvana Marques

O Quarteto de violões Maogani é o convidado da segunda-feira, dia 7, às 17h, na Sala Funarte Sidney Miller, no Rio de Janeiro, para o show semanal do Música na Cidade. O projeto é realizado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, através do Centro da Música. A apresentação é transmitida ao vivo pela Rádio Nacional AM (1130KHz), para o Programa Época de Ouro, com entrada gratuita.

O Quarteto Maogani é formado por Carlos Chaves (violão requinto); Sergio Valdeos (violão de sete cordas); Marcos Alves, (violão de seis cordas) e Paulo Aragão (violão de oito cordas). O conjunto já recebeu as seguintes premiações como Melhor Grupo Instrumental: III Prêmio Tim de Música (2005); III Prêmio Rival BR de Música (2004) e I Prêmio Caras de Música (2002). O Quarteto é um dos coletivos musicais  mais conceituados no cenário popular brasileiro, por sua produção fonográfica de qualidade reconhecida e por sua presença constante em concertos, no Brasil e no exterior.

Criado em 1995, o conjunto explora uma nova formação instrumental no cenário popular e tem como marcas registradas a sonoridade, os elaborados arranjos – criados pelos próprios integrantes – e as interpretações características. Sua última gravação foi Impressão de Choro, em 2008. O conhecido compositor e instrumentista Guinga disse que “o Maogani desponta para nós como uma prova de que o violão progride, de que o conceito musical progride. Têm uma performance maravilhosa, um suingue, uma pegada e muita interpretação. Eles têm alma; tocam como se fosse um violão só. Os arranjos são maravilhosos e conhecem o violão profundamente. Acredito que eles vieram para deixar o nome escrito na música popular brasileira”.

Leia mais sobre o Quarteto em: www.maogani.com.br

Sobre o Conjunto Época de Ouro

O grupo teve grande importância no chamado movimento de resistência do choro, na década de 1960, quando a bossa nova reinava quase absoluta no cenário musical brasileiro. Com o falecimento de seu fundador, Jacob do Bandolim, em agosto de 1969, alguns compromissos foram adiados e o conjunto somente retomou suas atividades em 1973, a convite de Paulinho da Viola, para participar do espetáculo Sarau, no Teatro da Lagoa, Zona Sul do Rio. Foi desta experiência que surgiu o Clube do Choro, idealizado por Paulinho da Viola e Sérgio Cabral, e todo um movimento no país que buscava dar maior visibilidade ao choro. Atualmente, o conjunto é formado por Jorginho do Pandeiro (diretor musical), Jorge Filho (cavaquinho), Ronaldo do Bandolim, Antônio Rocha (flauta), Toni Sete Cordas (violão de sete cordas) e André Belieni (violão).

Toda segunda-feira, das 17h às 19h, a Sala Funarte Sidney Miller recebe o Época de Ouro e seus convidados para o programa da Rádio Nacional, aberto ao público e com entrada franca. apresentado por Cristiano Menezes. A utilização do espaço resulta de uma parceria entre a Funarte e a EBC – Empresa Brasil de Comunicação. Antes, o show era transmitido do auditório da Rádio Nacional que, atualmente, passa por reforma. Foi no prédio da emissora, na Praça Mauá, Centro do Rio, que muitos talentos da música brasileira foram revelados.

Projeto Música na Cidade
Conjunto Época de Ouro recebe o Quarteto Maogani

Dia 7 de outubro, segunda-feira

Sala Funarte Sidney Miller
Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa nº 16 – Centro
Rio de Janeiro (RJ)
Telefones
(21) 2279-8104. Bilheteria: (21) 2279-8087

Apresentação gratuita
Convites na bilheteria a partir das 15h

Classificação etária: 12 anos

Realização: Rádio Nacional AM – RJ/ Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
Parceria: Fundação Nacional de Artes – Funarte

Mais informações
Funarte/Centro da Música
(21) 2279-8601

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *