Montagem ‘Quarto Azul’ incentiva crianças a interagir com o meio ambiente, em Salvador (BA)

Espetáculo 'Quarto Azul' - Foto: João Milet Meirelles

Dançar com uma árvore. Não seria o ápice da sensação de liberdade? Pois esta é a proposta do Núcleo Vagarapa, que apresenta o trabalho coreográfico dos bailarinos Adelena Rios, Jorge Oliveira, Lucas Valentim e Olga Lamas, no próximo sábado (19), no Solar Boa Vista de Brotas, em Salvador (BA). Quarto Azul é um espetáculo de dança voltado para crianças e realizado nos galhos, tronco e entorno de uma árvore. Dirigida por Márcio Nonato, a montagem busca estimular a imaginação do público infantil e, ainda, mexer um pouco com a nostalgia dos adultos. A peça tem entrada gratuita e fica em cartaz até 10 de novembro (sábados e domingos), sempre às 16h. O projeto foi contemplado no Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012.

Símbolo ligado ao universo da infância, a árvore é o espaço no qual Quarto Azul se realiza. Os dançarinos exploram a planta e alguns objetos agregados a ela – balanço de pneu, tecidos, regador. “É uma árvore-gambiarra, um pé de muitas coisas: sapatos, utensílios…”, brinca o diretor Márcio. Pendurados, de ponta-cabeça e se deslocando entre os galhos, os dançarinos realizam ações, criam relações entre si ou simplesmente maneiras de permanecer ou interagir com aquele habitat. Segundo o diretor, a proposta não é “infantilizar”, imitar crianças brincando ou mimetizar animais como macacos e pássaros. A ideia é que o público mirim aprecie e compartilhe situações que se estabeleçam entre os quatro dançarinos, tendo a natureza como ambiente e a árvore como um quinto elemento.

Quarto Azul surgiu da ideia de uma montagem de dança que seria vista de baixo para cima pelo público. “Queria mudar a perspectiva, que já é algo próprio das crianças, esse olhar que ainda não obedece à mesma lógica dos adultos”, observa Márcio Nonato, que, a princípio, pensou em realizar o espetáculo num teatro. As pesquisas e exercícios – que envolviam técnicas circenses, como a de tecido – acabaram conduzindo para a árvore. “Esse elemento entrou com muita força poética, lúdica e desafiadora. Acabou nos levando a um lugar de muitas possibilidades, a um espetáculo de dança singular”, comenta o diretor.

Já Paula Lice, que assina a dramaturgia do projeto, explica a importância de ativar o encanto e a criatividade das crianças durante o espetáculo e, no final, deixar a árvore para que elas também entrem na brincadeira. “O espetáculo já tem esse caráter de maior liberdade. O espaço aberto, as árvores, os objetos, tudo já é muito convidativo, nem temos como pensar diferente”, diz.

Saiba mais sobre o Núcleo Vagarapa

Serviço

Espetáculo de dança Quarto Azul, com o Núcleo Vagarapa
Projeto contemplado no Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012

Temporada: de 19 de outubro a 10 de novembro, sábados e domingos, às 16h
Local: Parque Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas), Salvador (BA)
Entrada gratuita

Ficha Técnica
Direção e concepção: Márcio Nonato
Dramaturgia e Direção de Produção: Paula Lice
Dançarinos: Adelena Rios, Jorge Oliveira, Lucas Valentim e Olga Lamas
Direção musical: João Meirelles e MIKU (AD/Dexter)
Trilha sonora: João Meirelles e Ana Luísa Barral
Músicos-performers: Ana Luisa Barral e João Meirelles
Figurino: Rino Carvalho
Cenário: Luís Parras
Fotos: João Meirelles