De 18 a 20 de outubro, de sexta-feira a domingo, o Teatro Funarte Plínio Marcos recebe o espetáculo infantil Clownpinique, O musical faz parte do projeto Artes Cênicas –Pesquisa e Diversidade, contemplado pela Funarte no Edital de Ocupação do teatro, em 2013.
No palco, Marmota e Maneco, uma dupla de palhaços trapalhões, convida um músico bastante excêntrico para um piquenique. Mas o passeio acaba virando um sarau, onde os brincalhões, ao em vez de comer, tocam instrumentos, cantam e se entregam a brincadeiras e travessuras. Entre comidinhas, balões, confetes e instrumentos, a palhaçada vira um musical, com acrobacias e diversão.
Clownpinique tem como diretor convidado o peruano Atawalpa Coello. A peça surgiu de um esquete tradicional de circo, criado por pela palhaça Marmota e pelo palhaço Maneco. “É um espetáculo de rua ingênuo, envolvente e para toda a família”, diz a dupla.
A atriz Tina Carvalho, que interpreta Marmota, e o ator-mirim Kaian Ácrata, o Maneco, fazem parte do grupo Marmotagem e Cia. criado, em 2005. Os números que a companhia apresenta são de autoria da dupla de clowns, que já se apresentou em sarais, mostras e festivais, em Brasília, tais como o SESC FestClown, e a Mostra Zezito de Circo.
Ficha técnica
Direção: Atawalpa Coello. Produção executiva: Marmotagem & Cia. Figurinista: Fernando Cardoso. Elenco: Tina Carvalho e Kaian Ácrata. Músico: Tiago Gasta
Clownpinique
De 18 a 20 de outubro – de sexta-feira a domingo
Horários: Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 20h
Teatro Plínio Marcos
Complexo Cultural Funarte Brasília
Ingressos: R$ 10. Meia-entrada: R$ 5
Classificação indicativa: Livre
Duração: 40 minutos
Informações: tel. (61) 3322 2076
Contatos com o Marmotagem e Cia
Tel.: (61) 8147 2589. E-mail: marmotagemecia@gmail.com
Mais informações sobre a ocupação do Teatro Plínio Marcos (2013), no blog do projeto