Show do Época de Ouro faz homenagem, dia 4, ao poeta Vinicius de Moraes

O Conjunto Época de ouro. Foto: divulgação

Nesta segunda-feira, 4 de novembro, a Sala Funarte Sidney Miller, no Centro do Rio, será palco de uma homenagem do Conjunto Época de Ouro a Vinicius de Moraes. O “poetinha” completaria 100 anos em 19 de outubro. Com início às 17h, o show vai incluir composições do “poetinha”, entre músicas de sua autoria e da parceria com Tom Jobim. As músicas serão intercaladas por leituras de poemas de Vinicius. No repertório estarão as músicas Onde anda você, Só danço samba, Eu sei que vou te amar; Chega de Saudade e A Felicidade.

Já do repertório do Época de Ouro fazem parte Não me toques, de Zequinha de Abreu; Cristal, de Jacob do Bandolim; Sofres porque queres, de Pixinguinha e Benedito Lacerda; Mágoas, de Jacob do Bandolim; Lamentos, de Pixinguinha e Benedito Lacerda; Três estrelinhas, de Catulo da Paixão Cearense; Carioquinha, de Waldir Azevedo; Mulata Assanhada, de Ataulfo Alves; dentre outras.

Toda segunda-feira, das 17h às 19h, a Sala Funarte Sidney Miller recebe o Época de Ouro e convidados, para o programa da Rádio Nacional, apresentado por Cristiano Menezes. A apresentação faz parte do projeto Música na Cidade, realizado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte. O Programa Época de Ouro é transmitido ao vivo pela Rádio Nacional AM (1.130KHz) e tem entrada gratuita. A utilização do espaço resulta de uma parceria entre a Funarte e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Antes, a atração era transmitida do auditório da Rádio Nacional que atualmente passa por reforma.

Sobre o Conjunto Época de Ouro – Formado no Rio de Janeiro, o Época de Ouro teve grande importância no chamado “movimento de resistência do choro”, na década de 1960, quando a bossa nova reinava quase absoluta no cenário musical brasileiro. Com o falecimento de seu fundador, Jacob do Bandolim, em agosto de 1969, alguns dos compromissos do grupo foram adiados. O Época de Ouro somente retomou suas atividades em 1973, a convite de Paulinho da Viola, para participar do espetáculo Sarau, na Zona Sul carioca. Foi desta experiência que surgiu o Clube do Choro, idealizado por Paulinho da Viola e Sérgio Cabral, juntamente com todo um movimento no país, com o objetivo de dar maior visibilidade ao choro.

Atualmente, o Conjunto é formado por Jorginho do Pandeiro (diretor musical), Jorge Filho (cavaquinho), Ronaldo do Bandolim, Antônio Rocha (flauta), Toni Sete Cordas (violão de sete cordas) e André Belieni (violão).

Serviço:

Projeto Música na Cidade apresenta
Conjunto Época de Ouro presta homenagem a Vinicius de Moraes

Data: 4 de novembro (segunda-feira), às 17h
Local: Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa, 16 – Térreo – Centro – Rio de Janeiro
Entrada gratuita
Tel.: (21) 2279-8087
Classificação etária: 12 anos

Convites na bilheteria, a partir das 15h

Realização: Rádio Nacional AM – RJ/ Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
Parceria: Fundação Nacional de Artes – Funarte

Mais informações:
Centro da Música – Tel.:(21) 2279-8601

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *