‘Festival Contemporâneo de Dança’ reúne artistas de vários países na Funarte SP

Espetáculo 'Fole'. Foto: Paulo César Lima.

De 1º a 24 de novembro, o Complexo Cultural Funarte São Paulo recebe parte das atividades da 6ª edição do Festival Contemporâneo de Dança. Realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2012, o festival compõe o Projeto Conexões, contemplado pelo Edital de Ocupação da Sala Renée Gumiel em 2013. A proposta é reunir artistas de vários países, comprometidos com a reflexão poética e crítica que caracteriza os processos criativos em dança contemporânea. Os convidados desta edição terão a oportunidade de permanecer na cidade por um longo período para uma real partilha de suas práticas. Confira os espetáculos que serão apresentados na Sala Renée Gumiel.

Fole, em cartaz de 1º a 3 de novembro, às 19h, propõe o movimento de expulsar, o desejo de sair de si. Segundo a coreógrafa, Michelle Moura, a “hiperventilação” é uma “estratégia para explorar o fenômeno do feedback na dança”,  o processo em que “o efeito de uma pequena perturbação em um sistema inclui um aumento na magnitude da perturbação”. O resultado é uma dança que tende à “instabilidade”, à “desorientação” e ao “exagero”, características que levam ao paradoxo entre o “mover” e o “ser movido”.

Nos dias 9 e 10 de novembro, sábado e domingo, às 19h, Ivo Dimchev apresenta o solo Som Faves. O performer compilou uma lista de assuntos, objetos e pessoas importantes para ele. Com uma peruca, um teclado e uma pintura, ele apresenta uma ampla variedade de registros e de humores, mudando de um personagem a outro sem esforço. O espetáculo foi selecionado para o Theatre Festival, em 2010, e apontado pela revista Time Out New York como um dos destaques de 2011.

Em What they are instead of, que será apresentado de 15 a 17 de novembro, às 19h, Angela Schubot e Jared Gradinger propõem algumas questões: “como podemos coexistir?”, “a intimidade pode abraçar a alteridade para formar uma espécie de ser comum?”, “quão íntimos podemos ser?”, “para onde vai o excesso de intimidade?”, “quanto da nossa individualidade resta no final?”, “quantos resquícios de ego sou capaz de eliminar e de quantos preciso?”.

Para fechar a mostra, Andrius Mulokas, Valentina Parlato e Fernando Belfiore apresentam a performance whatdowefinallyshare. A obra, em cartaz de 22 a 24 de novembro, às 19h, indaga diversos modos de “estar junto”. Os artistas deixam-se afetar pelas relações estabelecidas entre eles e entre outros elementos inseridos na cena. A proposta é discutir o que produzimos, disseminamos e experimentamos individual e coletivamente, e como isso nos afeta.

Projeto Conexões
Contemplado pelo edital de ocupação da Sala Renée Gumiel / 2013
Complexo Cultural Funarte São Paulo
Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos – São Paulo (SP)
Tel. (11) 3662 5177

Espetáculo: Fole
De 1º a 3 de novembro | De sexta a domingo, às 19h
Criação e performance de Michelle Moura | Som de Rodrigo Lemos | Luz de Fábia Regina | Dramaturgia de Alex Cassal | Produção de Cândida Monte e Wellington Guitti | Apoio de Programa Artistas en Residencia PAR 2013 e Taller Casarrodante em parceria com FIDCU – Festival de Danza Contemporánea do Uruguay.
Recomendação etária: 14 anos. Duração: 40 minutos.

Espetáculo: Som Faves
Dias 9 e 10 de novembro | Sábado e domingo, às 19h
Concepção, texto, música e performance de Ivo Dimchev | Coprodução de Tanz im August (Berlim), DasArts (Amsterdã), European Cultural Capital Linz 09, O is not company (Linz), Koninklijk Conservatorium/Artesis Hogeschool (Antuérpia), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo, Portugal)
Recomendação etária: 16 anos. Duração: 50 minutos.

Espetáculo: What they are instead of
De 15 a 17 de novembro | De sexta a domingo, às 19h
Criação e performance de Jared Gradinger e Angela Schubot – Two Fish | Coprodução de Les Grandes Traversees, Haus Der Kultren, Der Welt and Schwelle7 em parceira com Pictoplasma
Recomendação etária: 12 anos. Duração: 60 minutos.

Espetáculo: whatdowefinallyshare
De 22 a 24 de novembro | De sexta a domingo, às 19h
Concepção e coreografia de Fernando Belfiore | Criação e performance de Andrius Mulokas, Valentina Parlato e Fernando Belfiore | Olhar dramatúrgico de Katarina Bakatsaki e Suzy Block | Luz de Fernando Belfiore | Produção: Dansmakers Amsterdam | Coprodução de IdFrankfurt | Apoio de Amsterdam Fund for the Arts | Fotos de Thomas Lenden
Recomendação etária: 14 anos. Duração: 55 minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *