Oficina de Dança Afro no Teatro Cacilda Becker

O bailarino Charles Nelson comanda nesta quinta-feira, dia 7 de novembro, uma Oficina de Dança Afro, no Teatro Cacilda Becker, Zona Sul do Rio. A aula tem duração de duas horas e é gratuita. Podem participar pessoas interessadas em dança afro, e as inscrições podem ser feitas na página eletrônica do projeto de ocupação do Teatro Cacilda Becker: www.conexaocacilda.com/oficinas. No curso, serão abordados aspectos da dança afro-brasileira como movimentos e ritmos do folclore brasileiro, incluindo a dança dos orixás.

A dança afro surgiu no Brasil com a vinda dos negros escravos. A dança afro-brasileira é constituída de movimentos de cabeça, ombros, quadril, juntamente com outros movimentos e ritmos do folclore brasileiro, como: maracatu, cafezal, lundu, frevo, samba de roda, entre outros, inclusive a dança dos orixás. Como uma forma de expressão artística é baseada nas tradicionais danças negras, que vêm se desenvolvendo há algum tempo, sobretudo no Rio de Janeiro.

Sobre Charles Nelson:

A pioneira Mercedes Baptista, afastada dos palcos e do ensino, continua estimulando e orientando seus sucessores. Os bailarinos do primeiro grupo de dança afro-brasileira como: Gilberto de Assis, Walter Ribeiro, Isaura de Assis, Jurandir Palma e Marlene Silva, estão espalhados por todo o Brasil. Os alunos destes bailarinos representam a terceira geração no desenvolvimento da escola Mercedes Baptista de Dança Afro-brasileira, da qual faz parte o diretor artístico e coreógrafo do Grupo de Artes ILÊ-OFÉ, o bailarino Charles Nelson.

Charles Nelson começou a estudar música a partir dos cinco anos de idade, dedicando-se ao piano. Cursou a Escola de Teatro Martins Penna, tendo trabalhado com mestres como: Luiz Mendonça, Zé Celso, Amir Haddad, Riva Singer, Graciela Figueiroa, Klauss Vianna, entre outros.

Aluno da Escola de Dança do INEARTE, atual Escola de Dança Maria Olenewa, Charles Nelson foi preparado por Edmundo Carijó, por cerca de sete anos. Estudou Balé Clássico, Dança Moderna, História da Dança, Teoria Musical, Ritmoplastia, Anatomia, Compasso, História da Arte, Dança Caráter e Dança Afro-brasileira, na qual se tornou especialista.

Como bailarino e ator, partic0ipou de vários comerciais para TV e do corpo de baile dos musicais do programa Fantástico, da TV Globo.

Como coreógrafo, fundou o Grupo de Artes ILÊ-OFÉ, em 1983, composto por bailarinos, músicos, percussionistas, atores e capoeiristas, que atuam na pesquisa, inovação e produção de espetáculos de dança afro-brasileira.

Serviço:

Oficina de Dança Afro
Com Charles Nelson

Quinta-feira, 7 de novembro, das 15h às 17h

Duração: 120 minutos
Público-Alvo: interessados em dança afro
Inscrições: www.conexaocacilda.com/oficinas

Grátis

Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Catete – Rio de Janeiro (RJ)
Tel. (21) 2265 9933