Contemplado no edital de Ocupação do Teatro Plínio Marcos / 2013, o projeto Artes Cênicas Pesquisa e Diversidade apresenta concertos comemorativos dos 50 anos do Madrigal de Brasília, nos dias 6 e 7 de novembro, quarta e quinta-feira. A entrada é gratuita. No concerto do dia 7, o coral recebe outros coros convidados e orquestra.
No dia 6, quarta feira, às 20h, o Madrigal de Brasília realiza o primeiro concerto, sob a regência do maestro titular Éder Camúzis e ex-maestros do grupo convidados, tais como: Lincoln Andrade, Jocelei Bohrer, Emílio de César e Levino Ferreira de Alcântara. Já no dia 7, quinta feira, no mesmo horário, haverá um grande concerto de confraternização entre coros convidados e o Madrigal de Brasília. Cada coral apresentará uma canção de seu repertório, juntamente com o Madrigal. Na segunda parte, todos se juntam, acompanhados de orquestra, sob a regência do Maestro Éder Camúzis, apresentando canções conhecidas do repertório mundial: Cantique de Jean Racine de Gabriel Faurè, Gloria, de Vivaldi, e Hallelujah, de O Messias, de Haendel.
Realização do Centro de Educação Profissional / Escola de Música de Brasília – Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, o Madrigal é um coro misto, fundado pelo Maestro Levino Ferreira de Alcantara. Desde sua criação, o conjunto tem desenvolvido um repertório variado de música coral ocidental. Desde 2000, o grupo conta com a pianista Marília de Alexandria e está sob a regência titular do maestro Éder Camúzis.
O grupo foi fundado em 1963. Em 1994, gravou seu primeiro CD e participou do III Festival Internacional de Coros, em Atenas (Grécia), conquistando a medalha de prata, na categoria Coro Misto, e a medalha de ouro, na categoria Folclore.
Em 2006, participou do VII Festival Internacional de Coros, em Puebla (México). Em 2008 integrou quatro festivais internacionais de canto coral na Polônia, conquistando o Diploma de Ouro na IV Competição Internacional de Coros em Sopot, Polônia, a Mundus Cantat Sopot. No evento, conquistou o segundo lugar na categoria Música Folclórica e o terceiro lugar na categoria Música Sacra. Em setembro de 2010, participou do XIX Concordia Vocis – Festival Internacional de Coros, na cidade de Cagliari, Itália, e do 58º Concurso Polifônico Guido d’Arezzo, nessa cidade italiana, conquistando o primeiro prêmio na categoria Música Folclórica tanto do júri técnico como do júri popular.
O Madrigal de Brasília Gravou os CDs Canto Brasilis, em 1998 e, em 2004, Canto Brasilis 2.
Jubileu de ouro do Madrigal de Brasília
6 e 7 de novembro de 2013 – quarta e quinta-feira, às 20h
Teatro Funarte Plínio Marcos
Complexo Cultural Funarte Brasília
Entrada gratuita
Livre para todos os públicos.
Informações: 61 3322 2076.
Lotação: 517 lugares