O espetáculo Antígona 2084 estreia, no dia 8 de novembro, no Complexo Cultural Funarte São Paulo. A peça faz parte da programação do projeto Antígona – repercussão social de uma trajetória artística, que foi contemplado pelo Edital de Ocupação da Sala Carlos Miranda / 2013.
Escrita por José Rubens Siqueira e dirigida por João Grembecki, Antígona 2084 é uma atualização do clássico de Sófocles. No texto original, a filha de Édipo luta para conseguir enterrar dignamente o corpo de seu irmão desaparecido. A partir desta questão, Siqueira constrói um Creonte, metade máquina, metade homem, chefe de Estado em 2084, e apresenta um tribunal moderno, em que imagens no monitor servem de provas, além de um coro grego representado por um teatro de sombras e por uma voz ancestral, um espectro do próprio teatro, ou de cada um de nós. O autor coloca também o povo nas ruas, reivindicando liberdade, e promove, desta forma, um encontro entre passado, presente e futuro. Assim como a tragédia original, a peça contemporânea narra o processo de busca por um nível superior de consciência, tanto na esfera particular quanto na coletiva. Sem ideologias, sem verdades preestabelecidas, o ser humano em busca de si mesmo. A trilha sonora do espetáculo também passa por épocas diferentes. A parte que acontece no futuro traz referências eletrônicas, mas, no momento em que o texto se volta para a tragédia grega original, a trilha remete a este período.
O projeto Antígona – repercussão social de uma trajetória artística, parceria entre a Cia Stromboli e o Teatro Cru, dedica-se à formação de público para o teatro e à reflexão sobre os processos de maturidade e de desenvolvimento social por meio da arte. O projeto engloba espetáculos destinados a diversas faixas etárias e a diferentes fases da vida.
Projeto Antígona – repercussão social de uma trajetória artística
Contemplado pelo edital de ocupação da Sala Carlos Miranda / 2013
Complexo Cultural Funarte São Paulo
Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos – São Paulo (SP)
Tel. (11) 3662 5177
Espetáculo: Antígona 2084
De 8 de novembro a 15 de dezembro | Sextas e sábados, às 21h; domingos, às 20h
Direção de João Grembecki | Coordenação e dramaturgia de José Rubens Siqueira | Assistência de direção de Beto de Faria | Produção de Lenita Ponce | Cenários e figurinos de João Grembecki e Cia Stromboli | Preparação corporal de Lua Tatit | Elenco: Lenita Ponce, Affonso Lobo, Daniel Granieri, Joy Japi, Paulo Carvalho, Lua Tatit, Ailton Rosa, Paulo Britto e Layna Bueno.
Recomendação etária: 16 anos. Duração: 60 minutos.
Ingressos: R$ 20 (meia: R$ 10). A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa