O Teatro Funarte Plínio Marcos, em Brasília (DF), recebe a apresentação da Série de concertos The Beatles, da Orquestra Outro Preto, no dia 10 de novembro, domingo, às 18h, com entrada franca. Com 13 anos de história, a orquestra da cidade histórica de Minas Gerais, formada por cerca de 20 músicos, recebeu uma indicação ao Grammy Latino; fez um DVD com Alceu Valença e foi destaque na International Beatle Week, em Liverpool, pelo espetáculo que será apresentado em Brasília. A regência é do Maestro Rodrigo Toffolo. O evento faz parte do projeto Artes cênicas – Pesquisa e diversidade, contemplado no edital de ocupação do Plínio Marcos, em 2013.
Através do diálogo entre os universos da música erudita e popular, o concerto propõe uma viagem sonora pela discografia do quarteto de Liverpool, a partir do encontro entre as partituras da música de concerto e as famosas obras da banda britânica. O repertório da apresentação abrange todo o período de produção artística dos Beatles, com grandes sucessos, que fazem parte do imaginário coletivo, até canções menos conhecidas, em arranjos inéditos do violinista Mateus Freire. Alguns destaques são: Day Tripper, Yesterday, Help, Eleanor Rigby, Something e Hey Jude.
A apresentação preserva e enfatiza a melodia original das canções, com os violinos, violas e violoncelos substituindo os vocais. “O objetivo dessa escolha é manter fidelidade às peças, desvendando a complexidade melódica das canções do grupo e, ao mesmo tempo, reafirmar o caráter atemporal da obra do quarteto”, explica o Maestro Toffolo.
Sobre a Orquestra de Ouro Preto – Em busca de resgatar a histórica vocação para a música da cidade de Ouro Preto, o músico, compositor e educador musical Rufo Herrera e o Maestro e mestre em Musicologia Ronaldo Toffolo, associados a um pequeno grupo de instrumentistas – que integravam o grupo Trilos e o Quarteto Ouro Preto – criaram, no ano de 2000, a Orquestra Experimental da UFOP, hoje Orquestra Ouro Preto. Aos músicos que compõem o núcleo da Orquestra, se associam músicos convidados, conforme o repertório a ser executado. Além de regente titular, o Maestro Rodrigo Toffolo também é Diretor Artístico da instituição.
Ao longo de mais de uma década de trabalho, sem interrupção, a Orquestra Ouro Preto tem como referência principal de seus projetos o seu vasto município de Ouro Preto, com seus 12 distritos, onde se apresenta regularmente. Em sua circulação anual, vai também a outras em cidades de Minas, como Belo Horizonte (Palácio das Artes; Sesiminas; e Fundação de Educação Artística); e de outros estados brasileiros – Rio de Janeiro, capital (Theatro Municipal e Sala Cecília Meireles), São Paulo, capital (Itau Cultural e Sesc Instrumental); assim como em países latino-americanos – a exemplo da participação no Festival Internacional de Música Antiga de Chiquitos (Bolívia). Faz parte do legado da Orquestra a gravação e lançamento do elogiado disco Latinidade – indicado ao prêmio Grammy Latino, em 2007 -, além de um documentário, gravado para a TV France 5, com difusão na Europa e no Brasil, em 2005; e do espetáculo Valencianas, ao lado do cantor e compositor Alceu Valença.
Recentemente, realizou, em parceria com a Missão do Brasil junto à Comissão dos Países de Língua Portuguesa, a primeira etapa da Turnê Internacional – Países e Comunidades de Língua Portuguesa, em Portugal e na Galícia, difundindo a música de concerto latina contemporânea. O projeto prevê ainda concertos em Cabo Verde, Moçambique, Angola, Açores, Timor Leste e Macau.
O projeto Artes cênicas – Pesquisa e diversidade, reúne e mescla as linguagens de circo, música, dança e teatro. Acesse abaixo mais informações.
Orquestra Ouro Preto – Série The Beatles
10 de novembro de 2013, domingo, às 18h
Teatro Funarte Plínio Marcos
Complexo Cultural Funarte Brasília
Eixo Monumental – Setor de Divulgação Cultural – Lote II
(entre a Torre de TV e o Clube do Choro)
Brasília (DF)
Tel.: (61) 3322 2076
Entrada Gratuita
Classificação: Livre para todos os públicos
Leia mais sobre a Orquestra Ouro preto em: www.orquestraouropreto.com.br/
Projeto Artes cênicas – Pesquisa e diversidade
Realização: Rosa dos Ventos Artes do Imaginário
Mais informações e programação: http://ocupacaofunarte2013.com.br/