Tuca Vieira expõe na funarte SP

Exposição 'V. se encontra na posição da seta'. Imagem: Tuca vieira.

A partir do dia 19 de novembro, a Galeria Mario Schenberg, do Complexo Cultural Funarte São Paulo, recebe a exposição V. se encontra na posição da seta, do artista Tuca Vieira, que foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013. A obra, uma gigantografia, apresenta a fachada posterior do Edifício Copan, além de detalhes selecionados e superampliados pelo artista. O trabalho é o resultado da fusão de 105 fotografias digitais diferentes, em uma imagem de mais de 5 metros. Nela é possível ver detalhes invisíveis a olho nu, como moradores trabalhando e objetos pessoais.

O nome da mostra é uma referência ao mapa de localização luminoso que fica na entrada do edifício projetado, na década de 1950, pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A exposição propõe uma reflexão sobre temas contemporâneos, como o excesso de imagens, o voyeurismo, o mapeamento e a tecnologia digital. “Tenho fascínio pela imagem do Copan e penso que o fotógrafo deve mostrar o que as pessoas não veem”, diz o artista. “Na exposição, quis mostrar quantas fotografias pode haver dentro de uma só”, completa. “Os conceitos de fragmentação e de desconstrução estão presentes desde o princípio, já que o próprio edifício é uma construção e cada janela, um fragmento”, diz Tuca. “Há um jogo de montagem e desmontagem dessa imagem, que é o próprio conceito do trabalho. Cabe ao observador compor e recompor o edifício em sua imaginação”.

A obra também foi selecionada pelo programa Transatlântica e exposta em Madri em 2012, durante o Festival Photoespaña, no Instituto Cervantes.

Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013 – Galerias Funarte de Artes São Paulo
Galeria Mario Schenberg – Complexo Cultural Funarte São Paulo
Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos – São Paulo (SP)
Tel. (11) 3662 5177


Exposição V. se encontra na posição da seta
De 19 de novembro a 16 de dezembro | De segunda a quinta, das 10h às 18h; de sexta a domingo, das 15h às 21h

Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *