Época de Ouro traz Ary Barroso, Pixinguinha e Ernesto Nazareth à Sala Funarte (RJ)

O Conjunto Época de ouro. Foto: divulgação

Programação faz parte do projeto Música na Cidade, da Funarte

O Conjunto Época de Ouro toca na Sala Funarte Sidney Miller – Centro do Rio de Janeiro – na segunda-feira, dia 18 de novembro, às 17h, com entrada gratuita. O show, apresentado toda segunda-feira, no mesmo horário, faz parte do projeto Música na Cidade, realizado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, através do Centro da Música. O show é transmitido ao vivo pela Rádio Nacional AM (1.130KHz), no Programa Época de Ouro.

No repertório estão as músicas Dengoso – Jonas Pereira da Silva; Clélia – Luiz de Souza; Não posso mais – Pixinguinha; Sentimento oculto – Pixinguinha; Assim mesmo – Luiz Americano; Atlântico – Ernesto Nazareth; Odeon – Ernesto Nazareth; Meu chorinho – Jonas Pereira da Silva; Aquarela do Brasil – Ary Barroso; Carnaval duvidoso – Adalberto Azevedo; Neusa – Antonio Caldas e Celso Figueiredo; Choro novo em dó – Waldir Azevedo; Requebra nega – Antonio Rocha; Modulando – Rubens Leal Brito; Deixa o breque pra mim – Altamiro Carilho; A ginga do mané – Jacob do Bandolim; Pé na tábua – Altamiro Carilho; Tatibate – Jacob do Bandolim; Pardal embriagado – Patrocínio Gomes e Esquerdinha na gafieira – Altamiro Carilho.

Sobre o Conjunto Época de Ouro – Formado no Rio de Janeiro, o Época de Ouro teve grande importância no chamado “movimento de resistência do choro”, na década de 1960, quando a Bossa Nova reinava quase absoluta no cenário musical brasileiro. Com o falecimento de seu fundador, Jacob do Bandolim, em agosto de 1969, alguns dos compromissos do grupo foram adiados e suas atividades foram retomadas somente em 1973, com o convite de Paulinho da Viola  para a participação no espetáculo Sarau, na Zona Sul carioca. Foi desta experiência que surgiu o Clube do Choro, idealizado por Paulinho da Viola e Sérgio Cabral, juntamente com todo um movimento, com repercussão nacional, cujo objetivo era dar maior visibilidade a esse gênero musical.

Atualmente, o conjunto é formado por Jorginho do Pandeiro (diretor musical), Jorge Filho (cavaquinho), Ronaldo do Bandolim, Antônio Rocha (flauta), Toni Sete Cordas (violão de sete cordas) e André Belieni (violão).

Sobre o Programa Época de Ouro – Toda segunda-feira, das 17h às 19h, a Sala Funarte Sidney Miller recebe o Época de Ouro e seus convidados, no programa do Conjunto, transmitido ao vivo pela Rádio Nacional, apresentado por Cristiano Menezes. A utilização do espaço resulta de uma parceria entre a Funarte e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Antes, a atração era realizada no auditório da Rádio Nacional, que passa por reforma.

Projeto Música na Cidade

Programa Época de Ouro

18 de novembro, segunda-feira, às 17h

Sala Funarte Sidney Miller
Palácio Gustavo Capanema – Rua da Imprensa nº 16, térreo
Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Tels: (21) 2279 8087 (bilheteria)

Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música
(21) 2279-8601

Entrada franca
Convites disponíveis a partir das 15h, na bilheteria

Classificação etária: 12 anos

Realização: Rádio Nacional AM – RJ/ Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
Parceria: Fundação Nacional de Artes – Funarte