O espetáculo de dança contemporânea Onde nasce um curso d’água estreia nesta sexta-feira, dia 22, e fica em cartaz até domingo, 24, no Teatro Goldoni, em Brasília (DF). Depois seguirá para o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-DF), onde será apresentado entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro. A programação também inclui a oficina “Corpo e Memória na composição coreográfica – estudos sobre Anna Halprin”, no dia 30 de novembro. A obra é resultado do projeto homônimo contemplado no Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012 (artistas consolidados).
Dirigido pela coreógrafa Vancllea Porath, Onde nasce um curso d’água passeia entre a dança e o teatro, o ritual e o cênico, por memórias e resquícios emocionais que se confundem gerando cenas da temporalidade presente no rio que corre, um certo movimento de águas cujas poéticas se alternam em movimentos, gestos e palavras que correm, respiram, gritam. “O corpo dança imerso em lembranças de coisas vividas e outras inventadas, enquanto se perde e busca a si mesmo numa eterna tentativa de lembrar quem somos e pelo quê ansiamos. Quais memórias temos sobre o nosso nascimento? Quem nos ensinou a andar? E de bicicleta? O que nos aproxima do outro, inclusive do público, como se dá o primeiro contato? Quais os limites entre dar a mão para irmos juntos ou dominar e comandar o movimento do outro? Quantos cursos, caminhos, podem nascer a partir do primeiro contato com diferentes pessoas, distintas histórias, memórias, vestígios?”
Com trilha sonora original criada pelo músico argentino, residente na Holanda, Ezequiel Menalled, o espetáculo traz à cena coreografias que vinculam tempo e memória, numa eterna tentativa de recordar quem somos e o que ansiamos. Por oito meses Vancllea investiu na formação de jovens estudantes da dança e do teatro. O trabalho envolveu aulas de dança contemporânea, pesquisas sobre a relação corpo e memória, procedimentos coreográficos da norte-americana Anna Halprin, com quem Vancllea estudou, e ensaios ao ar livre, em contato direto com a natureza.
Em cena estão Iago Gabriel, Janaína Moraes, Julia Fagundes, Marcia Regina, Rachel Bertazzi, Roberto Dagô e Sandra Bajac. Todos foram selecionados por audições realizadas durante o projeto. A preparação corporal ficou por conta da bailarina profissional e professora Lina Frazão de Castro e a iluminação é do artista paulista Calu Zabel.
Sobre a diretora e coreógrafa Vancllea Porath – As relações entre corpo e memória na construção coreográfica nutrem o trabalho de Vancllea desde 2001, ano em que deu início ao seu trabalho profissional em dança. Desde então acumulou prêmios e criações no Brasil e no exterior. Dentre os mais recentes estão: Residência Artística nos EUA com Anna Halprin; Prêmio de direção e criação coreográfica IBERESCENA 2011; Residência Artistas Iberoamericanos no México (2008); Prêmio Klauss Vianna de Dança (2012 e 2007); Prêmio Myriam Muniz de Teatro (2006), entre outros. Vancllea mora e trabalha entre Brasília (DF) e São Paulo (SP) e, desde que se estabeleceu na capital, decidiu fundar a Companhia Vestígios, com intuito de fomentar e investir na formação de jovens profissionais da dança contemporânea.
O Prêmio Klauss Vianna de dança (2012) possibilitou não apenas a fundação da Companhia como a criaçãodo espetáculo através do encontro entre jovens dançarinos e artistas de maior experiência e foi apostando nesta integração entre jovens talentos e veteranos que Vancllea convidou a estudante de dança Janaína Moraes para trabalhar ao seu lado como assistente de direção e coreografia, acreditando que o fomento à dança pode ser fortalecido a partir do encontro entre os que estão iniciando sua aventura na arte e àqueles que já ganharam a estrada.
SERVIÇO
Espetáculo “Onde nasce o curso d’água”
Data: 22 a 24 de novembro/2013
Horário: 20 horas
Local: Teatro Goldoni
Endereço: EQS 208/209 – lote A Casa d Italia, Asa Sul
Telefone: (61) 3244-3333
Classificação indicativa: 12 anos
Entrada gratuita
Data: 28/novembro a 1/dezembro/2013
Horário: 19 horas
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB
Endereço: SCES, Trecho 2, Lote 22
Telefone: (61) 3108-7600
Classificação indicativa: 12 anos
Entrada gratuita
Workshop: Corpo e Memória na composição coreográfica – estudos sobre Anna Halprin
Data: 30 de novembro/2013
Horário: 10 horas
Duração: 4 horas
Local: Pavilhão de vidro do CCBB (SCES, Trecho 2, Lote 22)
Público alvo: aberto a todos os interessados (retirar senha uma hora antes do evento)
Idade mínina: 16 anos
Sobre o Workshop: A coreógrafa americana Anna Halprin é considerada uma das precursoras da chamada dança pós-moderna americana. No final da década de quarenta, ela buscou um procedimento criativo diferente daquele estabelecido pela dança moderna, com suas dramatizações, narrativas e seus conteúdos marcadamente psicológicos. Seu interesse sempre esteve “direcionado a desenvolver uma metodologia que daria suporte para o dançarino descobrir e criar sua própria linguagem Em Halprin, a dança é tratada como uma experiência aberta que se dá através de contínuas mutações, as quais se desenvolvem num trabalho investigativo e sinestésico, para esta coreógrafa arte e vida, movimento performático e ações cotidianas devem ocupar o mesmo espaço. A diretora-coreógrafa Vancllea Porath realiza estudos, pesquisas e práticas coreográficas sobre Anna Halprin desde meados de 2004. No workshop serão abordados exercícios e procedimentos coreográficos de Halprin, especificamente os que foram utilizados para construir o espetáculo Onde nasce um curso d’água, tais como as relações entre gesto, movimento, memória e emoção, ligações ósseas e suas conexões imagéticas, conceito de score, entre outros.