Jovens amantes de hip-hop invadem Sala Funarte para curtir show de MC Marechal

MC Marechal - Foto: Sebastião Castellano

MC Marechal deu um show, literalmente, na Sala Funarte Sidney Miller, na noite desta quinta-feira (18). O músico levantou o público com suas letras que aprofundam temas sociais e culturais. Ele é o criador da Batalha do Conhecimento, movimento que, contrário às tradicionais batalhas de rimas entre MC’s não vão muito além de conflitos verbais e nem sempre com conteúdo. Dezenas de fãs prestigiaram o show do MC, que terminou com uma ação muito conhecida pelos seguidores do hip-hop, o grafite.

A arte registrada num tapume foi em homenagem ao projeto Música no Capanema e ocorreu logo após o show. A apresentação do MC Marechal integrou a programação do projeto da Funarte, que traz para os palcos da Sala Sidney Miller artistas dos mais variados estilos – do jazz à MPB, passando pelo hip-hop e pelas linguagens mais tradicionais. Os shows gratuitos ocorrem sempre de quarta a sexta-feira, às 18h30. Além de comemorar os 35 anos da Sala, o projeto presta homenagem ao Palácio Gustavo Capanema, edifício histórico, marco do modernismo brasileiro e reconhecido mundialmente. Amanhã, dia 20 de dezembro, o show Pai e Filho traz Moraes Moreira e Davi Moraes. A entrada é gratuita.

No show de ontem, músicas como Griot (Marechal, Rafael Massoto, Luiz Café, Márcio Local); Guerra (Marechal, Helio Bents, Donatinho, Luiz Café); Mão Pra cima (Damien Seth, Marechal); Sua mina ouve meu rap (Marechal); Sangue Bom (Marechal, Donatinho, Luiz Café); L.A.P.A (Marcelo D2, Marechal, Aori, Nave) foram muito aplaudidas pelo público. MC Marechal convidou o MC Santi para subir ao palco e a plateia os acompanhou, cantando e dançando músicas que mostravam a realidade em que vivem.

MC Marechal é um dos destaques do movimento RAP – Ritmo e Poesia e um dos pioneiros do Freestyle (poesias improvisadas em cima das batidas do rap) na lendária festa Zoeira Hip-Hop, que acontecia no coração da Lapa, em meados de 1990. Além de músico, ele faz também a produção musical de outros artistas. E busca estar sempre próximo ao público, de forma a compartilhar a essência transformadora do movimento hip-hop em projetos socioeducativos (palestras, cursos, oficinas) ou em shows em comunidades. O MC costuma distribuir livros de escritores brasileiros em seus shows, promovendo a leitura e questionamentos.

Estiveram presentes ao show, o presidente da Funarte, Guti Fraga; a diretora do Centro da Música, Renata Monteiro; a coordenadora de Comunicação Camilla Pereira, funcionários e colaboradores da instituição.

Plateia lota a Sala Sidney Miller - Foto: Sebastião Castellano

Projeto Música no Capanema
Horário: 18h30
ENTRADA GRATUITA

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música

Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa, nº 16, térreo
Palácio Gustavo Capanema
Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Informações ao público:
Bilheteria: (21) 2279-8087
Centro de Música (21) 2279-8601

Programação

Agenda – dezembro 2013

4/12 – Geraldo Azevedo – Voz e violão

5/12 – Descendo a Serra – Participação Mart’nália

6/12 – Nise Palhares – Tributo a Cássia Eller

11/12 – Tono – Lançamento do Cd Aquário

12/12 – Davi Moraes e Banda

13/12 – Bondesom – Despedida da turnê Procurando Lola

18/12 – MC Marechal – Hip Hop

20/12 – Moraes Moreira e Davi Moraes – No show Pai e Filho