A Fundação Nacional de Artes inaugura domingo, 19 de janeiro de 2014, em São Paulo (SP), a exposição coletiva As câmeras duplas de Guto Lacaz, projeto contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013.
A mostra, que terá entrada gratuita, retoma um desafio proposto pelo artista multimídia Guto Lacaz em 1998, e reúne trabalhos dos fotógrafos Arnaldo Pappalardo, Bruno Cals, Cris Bierrenbach e Tuca Vieira. Participa da exposição, ainda, o coletivo Garapa, formado por fotojornalistas da cidade de São Paulo.
Definida por seus organizadores como uma “experiência reflexiva”, a exposição conjuga duas linguagens artísticas – a fotografia e as artes plásticas – ao resgatar um ensaio feito por Lacaz para a extinta revista Boom, em 1998. Ali, o artista propunha quatro modelos imaginários de câmeras, batizadas de Reflexo, Pra lá e pra cá, Em seguida e Frente e verso. Para a exposição na Funarte, cada fotógrafo convidado preparou sua versão dos efeitos especiais que essas máquinas proporcionariam, caso elas existissem de fato.
A mostra tem curadoria da DOC Galeria e contará ainda com fac-símiles do número 7 da revista Boom, que traz o ensaio fotográfico de Lacaz, e montagens das quatro câmeras idealizadas por ele. A exposição fica até 23 de fevereiro na Galeria Mario Schenberg da Funarte São Paulo.
Exposição: As câmeras duplas de Guto Lacaz
De 19 de janeiro a 23 de fevereiro |Segunda a quinta, das 10h às 18h; sexta a domingo, das 15h às 21h
Gratuita
Galeria Mario Schenberg do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos – perto da estação Marechal Deodoro do metrô. Tel. (11) 3662-5177