Iara Freiberg cria espaço virtual na Galeria Flávio de Carvalho (SP)

Exposição 'Nenhum lugar', de Iara Freiberg, na Funarte SP

A partir de domingo, 19 de janeiro de 2014, a Galeria Flávio de Carvalho do Complexo Cultural Funarte São Paulo abre ao público a instalação Nenhum lugar, da artista argentino-brasileira Iara Freiberg.

A obra, contemplada com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013, propõe descaracterizar a arquitetura original do espaço e levar o visitante a uma outra dimensão, imaginária. Esta virtualidade é produzida a partir de ampliações fotográficas dispostas sobre toda a extensão das paredes, por meio da técnica ‘lambe-lambe’ de colagem.

Nenhum lugar amplia e aprofunda o olhar de Iara Freiberg sobre seu principal objeto de estudos: a arquitetura e suas relações com a percepção humana. O trabalho da artista é marcado pelo desenvolvimento de intervenções profundamente ligadas à arquitetura e ao diálogo com espaços específicos. Segundo ela, a introdução de elementos inesperados no espaço real desloca o olhar e cria mudanças na percepção.

A mostra tem entrada gratuita e poderá ser visitada até 23 de fevereiro.

Sobre Iara Freiberg: Iara Freiberg é argentino-brasileira nascida em São Paulo, em 1977. É formada em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Desde 2002, participa de exposições individuais e coletivas dentro e fora do Brasil. Participou de iniciativas independentes como o projeto Cartograffiti, de intervenções no espaço público (Edital Arte na Cidade, Prefeitura de SP, 2012); a exposição O desvio é o alvo, numa casa desocupada no bairro Jardim Paulista (São Paulo, 2011); e o projeto Lord Palace Hotel (2004), num hotel desativado no centro de São Paulo. Em 2011, foi convidada a participar do projeto Cruces, residência artística na cidade de Montevidéu, Uruguai. Em 2013, Iara desenvolveu uma obra no espaço público para a cidade de Toronto, Canadá, por encomenda do Koffler Center of the Arts, e participou da residência artística Bag Factory, em Johanesburgo, África do Sul.

Exposição: Nenhum lugar
De 19 de janeiro a 23 de fevereiro | Segunda a quinta, das 10h às 18h; de sexta a domingo, 15h às 21h

Gratuita

Leitura de portfólios: 5 e 6 de fevereiro
Workshop: 15 e 16 de fevereiro
Mesa-redonda e lançamento do catálogo: 19 de fevereiro
Informações e inscrições: nenhumlugar.funartesp@gmail.com

Galeria Flávio de Carvalho do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel. (11) 3662 5177

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *