Show de Wilson das Neves abre temporada do ‘Música no Capanema’

Com o show Voz & Piano, o músico Wilson das Neves inaugurou, na quarta (5/2), a programação de 2014 do projeto ‘Música no Capanema’ da Fundação Nacional de Artes – Funarte. O projeto, que vem sendo realizado desde dezembro de 2013, na Sala Funarte Sidney Miller, Centro do Rio, resgata o ‘seis & meia’, que marcou a história da tradicional Sala, com shows que revelaram grandes nomes da MPB nos anos 80.  Com acompanhamento do pianista e arranjador Itamar Assière, Wilson das Neves brindou o público com canções próprias de sua carreira de cantor e compositor, iniciada aos 70 anos. O público cantou junto.

Logo no início do show, Wilson das Neves presenteou um fã com um CD de suas músicas e brincou com a plateia. A cada canção, o artista fazia referência ao parceiro com quem compôs a obra – “É preciso falar do compositor, muitas vezes ele é esquecido”. Paulo César Pinheiro, Luís Carlos da Vila, Nelson Sargento, Délcio Carvalho, Chico Buarque, Arlindo Cruz e Nei Lopes foram alguns dos que tiveram suas músicas em parceria com Wilson cantadas pelo artista durante o espetáculo. Descontraído e interagindo com o público, o cantor também brincou com o pianista Itamar Assière – “imperiano como eu”. A Império Serrano, Escola de Samba do bairro de Madureira, foi lembrada em muitos momentos do show.

Baterista consagrado, Wilson das Neves já tinha uma carreira sólida, tocando com grandes nomes da música nacional e estrangeira, quando se lançou compositor e cantor. Antes do espetáculo, ele falou sobre essa guinada na vida artística, que aconteceu na década de 90. “Sucesso é estar vivo nesse mundo em que a gente vive, e trabalhando está ótimo a essa altura da vida, vivendo do meu instrumento e da minha música. E não houve mudança, porque eu tocava minha bateria cantando.” Wilson contou que, mesmo como baterista, sempre teve muitas composições guardadas. “Nunca mostrei pra ninguém porque não sou ‘caititu’ – antigamente se chavama de caititu a pessoa que ficava mostrando música. E eu vivenciei tudo isso, porque o compositor era chato, pois ficava mostrando música. Nunca mostrei pra ninguém. E aí apareceu uma oportunidade de eu gravar; gravei minhas músicas eu mesmo.” O músico contou que seu primeiro CD, Som sagrado, foi lançado na Sala Funarte Sidney Miller, em 1997.

O pianista e arranjador Itamar Assière também falou sobre sua participação ao lado do cantor. “É muito especial tocar com das Neves, não só pelo que ele representa pra música brasileira. Isso é indiscutível! Quando toquei com a Leila Pinheiro o À benção Bossa Nova, ele era o baterista. Então, é muito especial, porque eu conheço muito de perto.”

Na platéia do show estavam presentes a gerente de Bandas da Funarte, Rosana Lemos; Maria José Queiroz da Gerência de Música Erudita; o coordenador-geral de Planejamento e Administração, Paulo Grijó e a coordenadora de Comunicação, Camilla Pereira, todos da Funarte.

O projeto ‘Música no Capanema’ segue com shows gratuitos, de quarta a sexta, sempre às 18h30. A distribuição dos ingressos começa  às 18h, na bilheteria da Sala Sidney Miller.

Durante o mês de fevereiro, o projeto desenvolvido pelo Centro da Música da Funarte vai levar ao público apresentações de Henrique Band, Kay Lyra e Maurício Maestro, Marcos Sacramento, Paulinho Moska, além de outros artistas.

Projeto Música no Capanema

Agenda – fevereiro 2014

5/02 – Wilson das Neves – Voz & piano, acompanhamento de Itamar Assière

6/02 – Guinga – Canções Necessárias

7/02 – Carlos Malta – Solos

12/02 – Henrique Band

13/02 – Flávio Renegado

14/02 – Paulinho Moska

19/02 – Kay Lyra & Maurício Maestro

20/02 – Zarapatéu

21/02 – Marcos Sacramento

26/02 – Hamilton de Holanda

27/02 – Bateria da Vila Isabel

ENTRADA FRANCA

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música
(21) 2279 8601

Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa, nº 16, térreo
Palácio Gustavo Capanema
Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Horário: sempre às 18h30
Bilheteria: (21) 2279-8087

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *