O cantor e compositor Guinga apresentou o seu musical inédito Canções Necessárias, na noite desta quinta, dia 6 de fevereiro, na Sala Funarte Sidney Miller, no Centro (RJ). Também as cantoras Anna Paes e Alice Passos cantaram seus sucessos e algumas composições de Guinga, acompanhadas pelo músico e seu violão. O show fez parte da programação do ‘Música no Capanema’, projeto do Centro da Música da Fundação Nacional de Artes que, desde dezembro do ano passado, resgatou o tradicional ‘seis e meia’ da Sala dedicada à MPB.
O compositor mostrou no show Cheio de Dedos, Porto da Madama; Dá o Pé, Loro; Ellingtoniana; Dichavado; Comendador Albuquerque; Picotado e Inventando Moda (Guinga). E também, Contenda (Guinga e Thiago Amud); Lendas Brasileiras (Guinga e Aldir Blanc); Saci (Guinga e Paulo César Pinheiro) e Catavento e Girassol (Guinga e Aldir Blanc); e Sete Estrelas (Guinga e Aldir Blanc).
Dentre outras composições, Anna Paes cantou Valsa de Aniversário, do violinista Marco Aurélio, tio materno de Guinga e um de seus maiores incentivadores. O músico também homenageou o tio, e contou um pouco da infância vivida entre os subúrbios da Zona Norte e Oeste do Rio de Janeiro, quando descobriu seu dom musical. Em sua família, o instrumento básico sempre foi o violão, que todos tocavam para se acompanhar ao cantar.
Alice Passos cantou Nem Cais, Nem Barco, de Guinga e Aldir Blanc, dentre outras canções do músico. Passos e Assovio, de Guinga e Paulo Cesar Pinheiro, considerada uma das obras primas do músico carioca, foi interpretada pelo jovem violonista Jean Charnaux, acompanhado pelo próprio compositor.
Estiveram também na Sala Sidney Miller, representando a Funarte, o coordenador-geral de Planejamento e Administração, Paulo Grijó; o coordenador de Música Popular, Claudio Guimarães e a coordenadora de Comunicação, Camilla Pereira.
Projeto Música no Capanema
O projeto ‘Música no Capanema’ foi aberto no dia 4 de dezembro de 2013, com o cantor e compositor Geraldo Azevedo. Ao longo de todo o mês de dezembro foram realizados mais sete shows, sempre com lotação máxima da Sala Funarte Sidney Miller. Na programação de 2014, aberta no dia 5 de fevereiro com Wilson das Neves, estão previstos os shows de Carlos Malta, Henrique Band, Kay Lyra e Maurício Maestro, Marcos Sacramento, Paulinho Moska, além de outros artistas.