O Conjunto Época de Ouro recebe o bandolinista cearense Jorge Cardoso na Sala Funarte Sidney Miller, segunda-feira, dia 10 de fevereiro, às 17h, com entrada gratuita. O show do conhecido grupo instrumental, apresentado toda segunda-feira, no mesmo horário, faz parte do projeto Música no Capanema, realizado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte. O evento é transmitido ao vivo pela Rádio Nacional AM (1.130KHz), no programa Época de Ouro.
Mais sobre Jorge Cardoso
Jorge Cardoso é bandolinista e compositor brasileiro, diplomado na Itália, no Conservatório Giuseppe Verdi, com o maestro Ugo Orlandi, em bandolim erudito. Iniciou sua carreira no gênero musical choro. Pesquisa e dedica-se à música popular brasileira. Realiza palestras e concertos em vários países. Possui carreira discográfica desde 1993. Seus CD’s foram lançados no Brasil e no exterior.
Iniciou sua trajetória como músico autodidata e se firmou como compositor e estudioso da produção brasileira instrumental. Como solista, divulga a música brasileira em vários paises. Gravou vários CDs, dentre os quais Pernambuco’s Music, com o grupo Oficina de Cordas de Pernambuco (1993), Viagem Musical pelo Nordeste do Brasil (gravado na França, em 1994), Som de bandolim (1996, disco solo, indicado para o prêmio Sharp categoria Revelação Instrumental), Os Bambas do bandolim (1998, coletânea Kuarup discos), Festival de Choro do RJ “Chorando no Rio” (2002), Bandolim do Brasil (2007) e Um Bandolim que Chora (2009). Participou em CDs e shows de vários artistas brasileiros, como Hermeto Pascoal, Raimundo Fagner, Beth Carvalho, Orquestra Eleazar de Carvalho (interpretando concertos para bandolim de Radamés Gnattali), Fausto Nilo, Altamiro Carrilho (flautista), José Menezes (musicista cearense) e tantos outros músicos reconhecidos. Foi professor de cavaquinho na Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello (1998 a 2001). Lecionou bandolim popular brasileiro na Escola de Música de Brasília (2002 a 2004 e 2009-2010).
Venceu o 1° lugar no Festival de Choro do Rio de Janeiro (2001) promovido pelo Museu da Imagem e do Som (MIS) do RJ, com sua obra Balançadinho, escrita para bandolim e conjunto regional. Participou do Festival Internacional Ciudad de Cristal, em La Coruña, Espanha, com o Quarteto Jorge Cardoso (2004), com o Trio Jorge Cardoso (2006), e em Duo com o violonista Fabiano Borges (2012). Morou na Itália, de outubro de 2004 a 2008, com bolsa de estudos concedida pelo governo italiano. Participou como bandolinista da Orquestra de bandolins e violões da cidade de Brescia, sob a direção dos maestros Ugo Orlandi e Claudio Mandonico, tendo realizado vários concertos na Itália, França e Alemanha. Participou do V Encontro Nacional do Choro da Universidade de Campinas (Unicamp), em 27/04/2009, com a palestra Sotaques do choro, que incluiu apresentação musical. Em janeiro de 2010 e 2011, participou como professor de bandolim e cavaquinho, na 28ª e 29ª edições da Oficina de Música de Curitiba. Em 2011, concluiu mestrado na Universidade de Brasília (UnB) numa linha de pesquisa ligada à musicologia. Em 2012, mudou-se para Fortaleza, onde desenvolve atividades como músico e como arquiteto dos Correios. Desde julho de 2013, é doutorando na Universidade Federal do Ceará, em Educação, Currículo e Ensino, no eixo temático de Ensino da Música.
Sobre o Conjunto Época de Ouro
Formado no Rio de Janeiro, o Época de Ouro teve grande importância no chamado “movimento de resistência do choro”, na década de 1960, quando a Bossa Nova reinava quase absoluta no cenário musical brasileiro. Com o falecimento de seu fundador, Jacob do Bandolim, em agosto de 1969, alguns dos compromissos do grupo foram adiados e suas atividades foram retomadas, somente em 1973, com o convite de Paulinho da Viola para a participação no espetáculo Sarau, na Zona Sul carioca. Foi desta experiência que surgiu o Clube do Choro, idealizado por Paulinho da Viola e Sérgio Cabral, juntamente com todo um movimento, com repercussão nacional, cujo objetivo era dar maior visibilidade a esse gênero musical.
Atualmente, o conjunto é formado por Jorginho do Pandeiro (diretor musical), Jorge Filho (cavaquinho), Ronaldo do Bandolim, Antônio Rocha (flauta), Toni Sete Cordas (violão de sete cordas) e André Belieni (violão).
Toda segunda-feira, das 17h às 19h, a Sala Funarte Sidney Miller recebe o Época de Ouro e seus convidados no programa do Conjunto, transmitido ao vivo pela Rádio Nacional e apresentado por Cristiano Menezes. A utilização do espaço resulta de uma parceria entre a Funarte e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Antes, a atração era realizada no auditório da Rádio Nacional, que passa por reforma.
Projeto Música no Capanema
com o Programa Época de Ouro
Convidado: Jorge Cardoso
Entrada gratuita
Segunda-feira, 10 de fevereiro, às 17h
Sala Funarte Sidney Miller
Palácio Gustavo Capanema – Rua da Imprensa nº 16 (térreo) – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Tels: (21) 2279-8087 (bilheteria)
Convites disponíveis a partir das 15h, na bilheteria
Classificação indicativa: 12 anos
Realização: Rádio Nacional AM – RJ/ Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
Parceria: Fundação Nacional de Artes – Funarte
Mais informações
Funarte/Centro da Música
(21) 2279 8601
cemus@funarte.gov.br