Projeto ‘Videoresidência Território Expandido’: exposições, debates e residência artística no Sul do país

Estimular a troca de conhecimento entre artistas de diferentes regiões do Brasil e abrir espaço para a pesquisa e a criação de obras de videoarte são os objetivos da Videoresidência Território Expandido. O projeto, contemplado no Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 10ª edição, foi lançado, em fevereiro, no Estúdio Galeria Mamute, no Centro Histórico de Porto Alegre (RS).

Com duração de seis meses, o programa inclui diversas ações. Durante a ‘Videoresidência’, artistas residentes dos estados de Alagoas, Minas Gerais e Rio de Janeiro irão conviver para compartilhar experiências e produzir novos trabalhos em vídeo com artistas gaúchos, integrantes do Núcleo de Vídeo RS. As duplas são formadas por Walter Karwatzki (RS) e Alice Jardim (AL); Andreia Vigo (RS), Adriana Tabalipa (RJ) e Roderick Steel (RS); NeltonPellenz (RS) e Joacélio Batista (MG). Estão programadas também uma Mostra, com curadoria de Solange Farkas, presidente e curadora da Associação Cultural da Associação VídeoBrasil); Exposição coletiva, com curadoria de André Parente, professor e pesquisador da UFRJ; Exposição Videoresidentes, com curadoria de Niura Borges, diretora da Galeria Mamute; e, ainda, palestras com Solange Farkas, Lucas Bambozzi e Orlando Maneschy, além da produção de DVD e catálogo.

Sobre os artistas-residentes

Adriana Tabalipa – Nasceu em Curitiba, em 1972. Adriana realiza exposições individuais desde 1994, em cidades como Buenos Aires, Rio de Janeiro, Distrito Federal, entre outros. Já recebeu diversos prêmios por sua produção, como o 1º Prêmio no 25º Salão de Arte de Ribeirão Preto/SP; Menção Honrosa, na Universidarte IX, Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro; e o Prêmio Rio de Artes Visuais, pela British Council Cultura Inglesa EAV Parque Lage, em Londres, Grã Bretanha.

Alice Jardim – Realizadora audiovisual, fotógrafa, designer, cineclubista e arquiteta urbanista graduada pela Universidade Federal de Alagoas (2007). Integra o cineclube e coletivo de experimentação audiovisual Tela Tudo, bem como o Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem (UFAL), onde coordena o núcleo audiovisual do Laboratório de Criação Taba-êtê, responsável pela realização de documentários e outros produtos audiovisuais acerca de patrimônio imaterial e paisagens urbanas.

Andreia Vigo – Nasceu em 1975 e vive em Porto Alegre. É curadora, artista visual, diretora de arte, produtora e diretora de cinema. Formada em Comunicação Social (Rádio e Televisão), pela Universidade Federal do Mato Grosso, tem mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de filmes e documentários, festivais e mostras de cinema, exposições de arte e eventos multimídia. Integrante do Núcleo de Vídeo RS.

Joacélio Batista – Nasceu em Ponte Nova, no estado de Minas Gerais. Participou de mostras coletivas como 8th Berlin InternationalDirectorsLounge – The festival for contermporary media andfilm, em Berlim, Alemanha; Oslo Screen Festival 2012, em Oslo, Noruega; Mostra do Filme Livre 2012, no Rio de Janeiro; Métodos Empíricos para a Extração (ou Contrução) de uma forma -Galeria Celma Albuquerque, em Belo Horizonte; R.A.T. Residencias Artísticas Por Intercambio, no México, entre outros.

Nelton Pellenz – Nasceu em São Paulo das Missões, no Rio Grande do Sul. Formado em Administração pela UFSM, possui pós-graduação pela UFRGS e pela ULBRA. Realizou as exposições individuais Conjunto Habitacional, pelo 2º Prêmio IEAVi, na Fotogaleria Virgílio Calegari e Fiat Lux, na Galeria Lunara, ambas em Porto Alegre, em 2013. Entre as principais exposições coletivas, estão: FONLAD # 09, Festival Internacional de Artes Digitais, em Coimbra, Portugal; VI Festival de Vídeo Arte de Barcelona, na Espanha, entre outras. Integrante do Núcleo de Vídeo RS.

Roderick Steel – Nasceu em Porto Alegre. Sua formação acadêmica passa pela Universidade de Winchester, Inglaterra. Graduação em Cinema pela Universidade de Boston, E.U.A, 1991 (Distinção 1990-1991) e, atualmente, o Mestrado (Meios e Processos Audiovisuais), Escola de Comunicações e Arte, ECA-USP (previsto para 2015). Seu trabalho não privilegia um suporte ou técnica, e os diálogos com mídia móvel, pintura, instalação, cinema e fotografia estão sempre em processo de per laboração. Abriu o Festival Cultura Inglesa, em 2002, e participou de mostras no Paço das Artes em 2007 (São Paulo), na Bienal Ventosul em 2009 (Curitiba), foi vencedor do Arte.mov em 2010 (São Paulo), seleção oficial do 17º Videobrasil em 2011, e Kunstfilmtag (Alemanha), SESSIF (Coréia), Madatac (Espanha), e VideoMedeja (Sérbia) em 2012. Participou de festivais etnográficos na Dinamarca e Itália, e de cinema e arte contemporânea.

Walter Karwatzki – Nasceu em Maceió, em 1959. Atualmente, vive e trabalha em Porto Alegre. Fotógrafo autodidata. Mestre em Geografia pela UFRGS. Membro do Comitê de Curadoria do Museu de Arte Contemporânea do RS e coordenador de Projetos Culturais do IFRS. Entre as mostras individuais destacam-se: Folia dos Papangus de Bezerros, em Porto Alegre; e Um Olhar Atrás das Cores, em Maceió. Recebeu os prêmios: VI Concurso Internacional de Fotografía de laRed Merco-ciudades, na Argentina; e III Prêmio Artes Visuais João Simões Lopes Neto, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Integrante do Núcelo de Vídeo RS.

Videoresidência Território Expandido
Contemplado no Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 10ª Edição

Programação

Palestras

1ª palestra: Lucas Bambozzi

29 de março | Santander Cultural

Posição do artista  diante da produção em videoarte

2ª palestra: Orlando Maneschy

26 de abril | Santander Cultural

A produção em Videoarte

3ª palestra: Solange Farkas

24 de maio | Santander Cultural

Guarda e circulação de conteúdos (acervo)

Exposições

Exposição com a temática “Giro”

Curadoria André Parente

Dia 5 de abril | abertura | Galeria Mamute

Videoresidência Território Expandido

Curadoria Niura Borges

Dia 14 de maio | abertura| Galeria Mamute

A Mostra contemplará a produção dos videoresidentes que participarão do projeto nos meses de fevereiro, março e abril, resultando em três produções inéditas e coletivas.

Mostra com curadoria de Solange Farkas

Dia 14 de maio abertura | Galeria Mamute

Mostra com obras do Acervo de Videoarte no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *