Bandas de música da do Amapá, da Bahia e de Alagoas recebem instrumentos da Fundação Nacional de Artes

Ministra da Cultura, Marta Suplicy, e contemplados com o Prêmio em São Paulo

A Banda de Música Maestro Raimundo Vaz será a próxima contemplada com instrumentos de sopro, através do Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música. A entrega será no sábado, dia 5 de abril, às 10h, na Av. Salvador Diniz, 429, Centro – Município de Santana, no Amapá (AP). Na Bahia, a premiação será realizada no dia 12 de abril (sábado), às 20h, durante o Painel Funarte de Bandas de Música, no Município de Cachoeira, Posto de Informações Turísticas – Rua Ana Nery, nº 7, Centro. Treze bandas baianas receberão instrumentos.

Já em Alagoas, a entrega será no dia 24 de abril, às 14h, em Jaraguá, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA), na Praça dos Leões. Quatro bandas do estado foram contempladas com o prêmio.

Foram premiadas no programa, realizado através de edital, 187 bandas, ao todo, provenientes das cinco regiões do país, com um total de 751 instrumentos. No dia 21 de março, a Banda Sinfônica de Sobradinho (Distrito Federal) recebeu cinco novos instrumentos de sopro através do Prêmio. A entrega foi na Funarte Brasília. Contempladas dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Pará também já receberam os prêmios.

A Funarte e o Ministério da Cultura abriram o calendário de premiações no Rio de Janeiro, no dia 11 de fevereiro. Dois dias depois, 35 bandas de Minas Gerais foram premiadas com 134 instrumentos. Entre as cidades beneficiadas desse estado, estão Antônio Carlos, Joaíma, Ouro Preto e Ubá. O evento foi realizado na representação da Funarte de Minas Gerais, em Belo Horizonte. A terceira etapa da entrega foi no dia 20, quinta-feira, no Paraná. Foram beneficiadas sete bandas. A solenidade foi realizada no Auditório Itibirê, da Secretaria de Estado de Cultura do Paraná, em Curitiba. A quarta etapa foi no dia 21, em Florianópolis (SC) na Fundação Catarinense de Cultura. No dia 10 de março, foi a vez de São Paulo. A entrega foi realizada na Capital do estado, na sede da Funarte SP, Com a presença da Ministra da Cultura, Marta Suplicy, e do presidente da Funarte, Guti Fraga. Foram contempladas 22 bandas. Já em Belém do Pará, foi realizada a sexta etapa, no dia 19 de março, com 11 bandas premiadas. A Banda Sinfônica de Sobradinho (Distrito Federal) recebeu cinco novos instrumentos de sopro, através do Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música, no dia 21 de março, na Funarte – Brasília.

A premiação em São Paulo

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Guti Fraga, presidiram, no dia 10 de março, a cerimônia de entrega de instrumentos musicais aos 22 contemplados, no estado de São Paulo, com o Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música. Na plateia, um exemplo do alcance das ações do Ministério da Cultura pelo interior paulista: a maior parte dos presentes enfrentou horas de viagem – e até 600 quilômetros de estrada – para receber, no Complexo Cultural Funarte São Paulo, os instrumentos de sopro conquistados através do edital.A ministra Marta Suplicy, que encerrou oficialmente o evento, disse: “Se pudéssemos investir mais em música, o mundo seria melhor”. A ministra lembrou sua grande proximidade e afinidade com São Paulo, estado pelo qual foi senadora até janeiro de 2009.Segundo Marta Suplicy, os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs), em implantação, não apenas em São Paulo, mas em todo o país, não somente recebem instrumentos musicais, mas também oferecerão uma técnica de aprendizado de música inovadora, cuja elaboração envolveu, em 2013, estudos de 11 maestros brasileiros na Venezuela (onde a metodologia é aplicada com sucesso).

A ministra fez um breve relato das ações do MinC, para além da música. A proposta estabelecida ao assumir o Ministério, a de priorizar a inclusão social e a maior oportunidade de acesso à cultura para os brasileiros, já contabiliza, segundo Marta Suplicy, importantes realizações. Ela citou como, talvez, a maior delas, o Vale-Cultura, em plena implantação. Outras conquistas são a continuidade na consolidação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e a agilização no andamento de projetos no Congresso Nacional, como o da lei de direito autoral. Como disse a ministra, o processo de distribuição do Vale-Cultura, que vai beneficiar, com R$ 50 mensais, funcionários que ganham até cinco salários mínimos, chama a atenção pela quantidade e pela qualidade das adesões. “Temos 360 mil trabalhadores de empresas que pediram credenciamento – 140 mil já têm o cartão na mão”, comemora Marta Suplicy. E não são apenas as grandes companhias, ou as estatais, que compõem esse quadro. Há oficina mecânica, doceria, creche com quatro funcionários…”, relatou. “Este projeto vai permitir ao mundo da cultura uma injeção de recursos como nunca tivemos”, previu a ministra. Segundo cálculos do MinC, se cada pessoa que tem hoje o Vale-Cultura comprasse um livro por mês, o aumento no consumo dessas publicações já chegaria à casa dos 5%. Mais: na terça-feira, 11 de março, também em São Paulo, o Vale-Cultura será formalizado na primeira empresa do ramo de livrarias, para um total de 8 mil funcionários. A ministra lembrou, entretanto, que as prefeituras devem estimular a produção cultural de suas cidades, para fixar nelas os recursos do Vale-Cultura. Entra aí o mecanismo estruturante do Sistema Nacional de Cultura (SNC), que vai assegurar aos municípios o cumprimento de seus próprios planos na área, além de um aporte de verbas do Ministério.

A recuperação de importantes editais da Funarte, como o Prêmio Carequinha e o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna é, segundo a ministra, prioridade do Ministério da Cultura. Marta Suplicy foi aplaudida, quando declarou seu interesse em expandir o Projeto Bandas a locais de acesso difícil – acessíveis apenas por barco, por exemplo – , e em fazer ressurgir o Projeto Pixinguinha, que teve grande repercussão nacional.

A abertura das premiações

O Presidente Guti Fraga, o dir. de marketing-Soc. Musical S. João Batista (Macuco-RJ) Carlos Castilho e Renata Monteiro, diretora do Centro da Música da Funarte

A cerimônia de abertura do Prêmio foi na capital Fluminense, na Sala Funarte Sidney Miller, no Palácio Gustavo Capanema, no dia 11 de fevereiro. Na solenidade, duas bandas do Estado do Rio de Janeiro receberam as premiações: a Sociedade Musical São João Batista, da cidade de Macuco; e a Banda Municipal Santa Cecília, de Niterói – que abriu a cerimônia, com uma apresentação ao ar livre, diante do edifício. A entrega dos instrumentos foi realizada pelo presidente da Funarte, Guti Fraga; pela diretora do Centro da Música da instituição, Renata Monteiro; e pela coordenadora de bandas, Rosana Lemos. Representaram os contemplados o Secretário de Cultura do Município de Niterói, Arthur Maia e o Maestro Carlos Castilho, diretor de marketing da Sociedade Musical São João Batista (Macuco). Estiveram presentes, ao evento Celso Woltzenlogel – muito aplaudido, por ter sido o criador do Projeto Bandas, iniciado na Funarte em 1976 – ; os professores Marcelo Jardim e José Vieira Filho; entre outros, regentes e músicos, além de servidores e colaboradores da Funarte.

Guti Fraga, manifestou alegria com a premiação. “As bandas precisam se renovar em todo o Brasil. Elas representam uma das manifestações artísticas mais relevantes do país – e nem sempre têm prioridadade”, comemorou o presidente. Ele destacou que a música é muito importante, como representação do Brasil no exterior, e como cultura, no próprio país. “A Funarte tem que estimular mesmo esta área. Estamos em um novo momento, com novos programas, como, por exemplo, a volta dos shows às 18h30 na Sala Sidney Miller e estou muito feliz por estarmos vivendo isto. Juntos ficamos mais fortes e estamos, na verdade, formando uma grande ‘banda’ ”.

“Em 2014, vamos percorrer 23 estados fazendo essa distribuição de instrumentos. Isso é para mim, motivo de grande contentamento”, disse Renata Monteiro, Diretora do Centro da Música da Funarte. Ela parabenizou ao Projeto bandas e agradeceu a toda a equipe do Cemus, com uma especial homenagem a José Vieira Filho, que completou 83 anos na data. “O professor está nesse projeto desde o seu início, ministrando o curso de reparo e manutenção de instrumentos”, lembrou Renata.

O Projeto Bandas reúne um conjunto de ações especificamente direcionadas às tradicionais bandas de música, desenvolvido pela Funarte, através do Centro da Música. Leia mais sobre o programa aqui

Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2013
Entrega dos instrumentos de sopro aos proponentes contemplados no edital

Próximas premiações

Amapá
Dia 5 de abril, às 10h
Av. Salvador Diniz, 429, Centro
Santana

Bahia
12 de abril (sábado), às 20h
Posto de Informações Turísticas
Rua Ana Nery, nº 7 – Centro
Cachoeira
A cerimônia de premiação ocorrerá durante o Painel Funarte de Bandas de Música

Alagoas
24 de abril, às 14h
Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA)
Praça dos Leões
Jaraguá

Premiações já realizadas

Rio de Janeiro
Dia 11 de fevereiro

Minas Gerais
Dia 13 de fevereiro

Paraná
Dia 20 de fevereiro

Santa Catarina
Dia 21 de fevereiro

São Paulo
Dia10 de março

Pará
Dia 19 de março

Distrito Federal
Dia 21 de março

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte / Centro da Música
Ministério da Cultura

Leia mais sobre o edital aqui