O espetáculo teatral Pas de Deux para 2 Mulheres, que estreia na Funarte MG, dia 13 de março, e segue em temporada até o dia 23, parte de três obras da escritora inglesa Virginia Woolf: ¨Mrs. Dalloway¨ (1925), ¨Orlando¨ (1928) e ¨Flush memórias de um cão¨ (1933). “A partir desses textos e de seus principais personagens, chegamos à dramaturgia, marcada por uma estrutura narrativa não linear e entrelaçada pelo elemento tempo, tão caro à literatura de Virginia Woolf”, explica o diretor e dramaturgo Henrique Vertchenko.
“Tida como uma das precursoras da literatura modernista inglesa, a escritora rompeu com a linearidade das narrativas e problematizou o tempo através da técnica do fluxo de consciência, em que as impressões pessoais e as associações de ideias quebram o raciocínio lógico da narrativa tradicional e induzem o leitor a alcançar o universo psicológico dos personagens”, completa. Dessa forma, o espetáculo Pas de Deux para 2 Mulheres pretende direcionar o público à experiência de conflito a partir de memórias, desejos, percepções, decisões e impotências que coexistem com as ações e transformações em cena. São relatos que apresentam versões subjetivas e que, portanto, não possuem temporalidade linear.
A relação com o tempo se dá pelo entrelaçamento a questões como o fim, o esgotamento, o ciclo, a transformação, a desilusão, a memória, o cotidiano e a morte, apresentados por meio de variações narrativas e rítmicas e de dinâmicas físicas baseadas em duos de dança conhecidos como “Pas de Deux”. No entanto, subverte-se a tradição: a usual combinação de um homem e uma mulher é substituída por dinâmicas físicas e textuais entre duas mulheres que se distanciam, se aproximam, se relacionam, por vezes se harmonizando e por vezes colocando em choque universos distintos.
A equipe da montagem reúne profissionais de diferentes áreas, como teatro, dança, história, arquitetura e química, de forma colaborativa.
Ficha Técnica
Elenco
Andréia Gomes
Luciana Veloso
Direção e dramaturgia
Henrique Vertchenko
Assistente de direção
Lira Ribas
Trilha sonora original
Amoy Ribas
Cristiano Cunha
Voz em off
Cristiano Cunha
Luz
Ana Reis
Jésus Lataliza
Cenário
Sara Fagundes
Henrique Vertchenko
Figurino
Lira Ribas
Cabelo e maquiagem
André da Silva
Andréia Gomes
Preparação corporal
Fernando Barcellos
Vídeo e fotografia
Vitor Moreira
Produção
Andréia Gomes
Henrique Vertchenko
Luciana Veloso
Sara Fagundes
Produção executiva
Bruna Monteiro
Iasmim Marques
Coordenação de produção
Luciana Veloso
Sinopse
Como um duelo entre duas atrizes, o espetáculo expõe relatos de personagens marcados pelo fracasso, pela impotência, pelo impulso de transformação. Inspirada na obra da escritora inglesa Virginia Woolf, a narrativa traz universos psicológicos de mentes dilaceradas: uma mulher imersa em uma eterna rotina de preparar festas, uma florista vivendo uma agressiva trajetória de séculos, um cachorro.
Serviço
Pas de Deux para 2 Mulheres
13 a 23 de março (quinta a domingo), às 20h
Funarte MG (Rua Januária, 68, Floresta – BH/MG)
Ingressos a R$10 a inteira e R$5 a meia