Piollin Grupo de Teatro traz duas peças ao Recife

Uma das equipes mais elogiadas do teatro brasileiro, o Piollin Grupo de Teatro, de João Pessoa (PB) chega ao Recife com o Circuito Piollin, formado por duas de suas mais recentes montagens. A primeira é A Gaivota, de Anton Tchekhov, em cartaz de 2 a 4 de abril, no Teatro Hermilo Borba Filho. Depois, é a vez de A Pá ocupar o mesmo teatro na capital pernambucana, de 5 a 6. Ambas têm direção do diretor carioca Haroldo Rego.  Ao final de cada apresentação, os atores conversam com a plateia, o que permitirá ao público discutir sobre os dois espetáculos gerados pela mesma linha de pesquisa.

Com o projeto Circuito Piollin, através do Prêmio de Teatro Myriam Muniz da Fundação Nacional de Artes, o grupo amplia as condições para a manutenção dos estudos em torno das questões estéticas que constituem a base para a construção dos espetáculos A Gaivota e A Pá, assim como expandir a parceria com o público e com os núcleos artísticos da Região Nordeste. O Circuito Piollin já esteve nas cidades de Campina Grande e Bananeiras (PB). Em maio, o grupo se apresenta em Mossoró (RN), nos dias 9, 10 e 11, e em Fortaleza(CE), de 13 a 17.

A Gaivota (alguns rascunhos) faz  uma leitura essencial do clássico de Tchekov, utilizando 25%  do  texto  original,  dando  ênfase ao núcleo principal da trama e aos conflitos centrais. Na  peça,  a  veterana  atriz  Arkádina  entra  em  conflito  com  o  filho Konstantin,  aspirante  a  escritor. Este não morre de amores  pelo namorado da mãe, o escritor consagrado Trigórin, mas  é apaixonado por Nina que, por sua vez, não resiste aos encantes do velho escritor. O espetáculo participou em 2008 da  mostra  Oficial  do  Festival de Curitiba, de outros festivais importantes  como  Riocenacontemporânea,  no  Rio de Janeiro, Projeto Palco Giratório, além de apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre.

A montagem de A Gaivota (alguns rascunhos) (2006), pelo Piollin Grupo de Teatro, foi o momento em que o grupo, caracterizado e reconhecido por uma linguagem específica – representada pelo espetáculo Vau da Sarapalha (1992), dirigido por Luiz Carlos Vasconcelos –, foi artisticamente desafiado e instigado pelos conceitos da proposta de encenação do diretor Haroldo Rego, a partir do texto de Tchekhov. As oportunidades geradas pelo espetáculo nas áreas de pesquisa, circulação e intercâmbio representaram um novo estágio para o grupo, que pôde se aprofundar no campo da pesquisa em criação coletiva e a pensar questões estéticas da contemporaneidade, como a relação entre o teatro e a arte conceitual e a problematização da encenação como representação da realidade.

O espetáculo A Pá estreou em 2013 e foi concebido em processo de criação coletiva, tendo, como inspiração, o filme Gosto de cereja, do iraniano Abbas Kiarostami. Aqui, o Piollin inaugura um trabalho dramatúrgico autoral, reafirmando o compromisso de pesquisa em torno das linguagens artísticas contemporâneas e sua utilização no teatro, com especial interesse na arte da performance e na contribuição do cinema, como linguagem, à poética teatral.

Programação:

. A Gaivota (alguns rascunhos)

Dias 2, 3 e 4 de abril
De quarta a sexta, às 20h.

Ficha Técnica:
Direção, adaptação da dramaturgia, cenografia, sonoplastia e adereços: Haroldo Rego
Dramaturgia original: Anton Tchekhov
Elenco: Ana Luísa Camino, Buda Lira, Everaldo Pontes, Nanego Lira e Paulo Soares
Iluminação: Haroldo Rego e Fabiano Diniz
Operação de luz: Eloy Pessoa
Figurino: Alexandre Targino
Operação de som: Servílio Holanda

. A Pá

Dias 5 e 6 de abril
Sábado e domingo, às 20h.

Ficha Técnica:
Dramaturgia e sonoplastia: Haroldo Rego e Piollin Grupo de Teatro
Direção: Haroldo Rego
Elenco: Ana Luísa Camino, Buda Lira, Everaldo Pontes, Nanego Lira e Soia Lira
Iluminação: Haroldo Rego e Eloy Pessoa
Operação de luz: Eloy Pessoa
Cenografia e adereços: Piollin Grupo de Teatro
Operação de som: Servílio Holanda

Local: Teatro Hermilo Borba Filho
Av. Cais do Apolo, s/n,  Bairro do Recife (PE)
(85) 3355 3321 / 3320

Ingresso: R$ 10 (preço único promocional)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *