‘Piano com Tom Jobim’ e ‘A Alma Imoral’ – Novas atrações no Teatro Glauce Rocha

Na quarta, dia 9 de abril, às 19h, o Teatro Glauce Rocha recebe o músico Marcos Ariel interpretando arranjos gravados no seu elogiado CD Piano com Tom Jobim. Instrumentista com 30 anos de carreira e mais de 20 CD’s lançados no mercado nacional e internacional, Ariel faz uma leitura original da bossa nova. A temporada de Piano com Tom Jobim integra o projeto Ocupação para Todos, do teatro da Funarte.

Além do virtuosismo ao piano, Ariel canta algumas composições como Águas de Março, Desafinado, Triste e Ligia. O pianista intercala as articulações do bebop com o balanço da bossa nova e do samba jazz, além de narrar fatos e curiosidades sobre as composições do programa do espetáculo e sobre a bossa nova, o jazz e o choro. Além da homenagem ao maestro Tom Jobim, nos 20 anos de sua morte, Marcos Ariel vai tocar composições de sua autoria e clássicos do jazz.

As apresentações de Marcos Ariel sempre foram marcadas pela técnica desenvolvida pelo pianista com destaque para a total independência de sua mão esquerda. Muitas vezes fazendo o papel de um contrabaixo ou de uma sessão rítmica, o artista passeia com tranquilidade pelo teclado intercalando os temas com improvisos virtuosos, originais e cheios de energia. A temporada vai até 13 de abril e, no dia 11, após o show, haverá um debate com o público.

A atriz Clarice Niskier estreia no palco do Teatro Glauce Rocha A Alma Imoral, peça que ela adaptou para o teatro a partir do livro homônimo do rabino Nilton Bonder. Com supervisão de Amir Haddad, o espetáculo fica em cartaz de 16 a 20 de abril, às 19h. A Alma Imoral desconstrói e reconstrói conceitos milenares da história da civilização – corpo e alma, certo e errado, traidor e traído, obediência e desobediência. A nova temporada é um convite do projeto Ocupação para Todos. No dia 18 (sexta), após a apresentação, haverá um debate com o público.

Sozinha no palco, Clarice Niskier está em contato direto com a plateia, sem fazer uso da chamada “quarta parede”. Para contar histórias e parábolas da tradição judaica, a atriz usa uma cadeira panton preta e um grande pano preto que, concebido pela figurinista Kika Lopes, transforma-se em oito diferentes vestes – mantos, vestidos, burcas, véus. O espaço cênico criado por Luis Martins é limpo e remete a um longo corredor em perspectiva.

Clarice Niskier adaptou o texto com “o objetivo de mobilizar o pensamento e a emoção do espectador contemporâneo”, o que vem de fato acontecendo desde a sua estreia em 2006. Ao longo de 32 anos de palco, a atriz já trabalhou com diretores consagrados e foi muitas vezes indicada para prêmios de melhor atriz. Além de várias participações em novelas e minisséries na TV Globo, Clarice atuou em muitos filmes. Em 2012, dirigiu a peça Aquela Outra, de Lícia Manzo.

O espetáculo, sucesso de público e de crítica já foi assistido por mais de 260 mil espectadores. Apresentado em 23 cidades brasileiras, recebeu três indicações ao Prêmio Eletrobrás de Teatro 2006, duas indicações ao Prêmio Shell RJ 2007 (melhor atriz e melhor figurino), sendo Clarice vencedora como Melhor Atriz. Também foi vencedora do Prêmio Caixa Cultural 2007, Prêmio Caravana Funarte de Circulação Nacional de Teatro 2007, Prêmio Qualidade Brasil SP 2008 de Melhor Atriz e foi selecionado pelo FATE 2012 para Circulação no Município do Rio de Janeiro.

Ocupação para Todos

. Piano com Tom Jobim
Com Marcos Ariel
De 9 a 13 de abril
Quarta a domingo, 19h

Ficha Técnica:
Performance de Marcos Ariel ao piano
Direção artística: Marcos Ariel

Duração: 80 minutos
Classificação: 18 anos
Ingresso: R$ 20

. Alma Imoral
De 16 a 20 de abril
Quarta a domingo, 19h

Ficha Técnica:
Texto original: Nilton Bonder
Supervisão de Direção: Amir Haddad
Adaptação, interpretação e concepção cênica: Clarice Niskier

Duração: 90 Minutos
Classificação: 14 anos
Ingresso: R$20

Teatro Glauce Rocha
Av. Rio Branco, nº 179 – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2220-0259

Capacidade: 202 espectadores
Horário de funcionamento da bilheteria: de 4ª a domingo, das 14h às 20h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *