Oficina sobre Direção do Espetáculo Circense acontece na Funarte MG

Oficina Direção do Espetáculo Circense

Como uma possibilidade de propiciar a circenses de vários circos ao mesmo tempo o encontro e a reflexão conjunta sobre as qualidades estéticas, técnicas e artísticas do circo, estimulando novas perspectivas na concepção de números e espetáculos circenses, a Fundação Nacional de Artes realiza a oficina Direção do Espetáculo Circense. Com curta duração, o encontro faz parte do Circuito de Capacitação Técnica em Artes Cênicas da Funarte.

O objetivo é oferecer aos artista subsídios para despertar novas perspectivas profissionais.  As atividades reunirão dinâmicas de grupo e exibição de vídeos serão utilizadas para analisar de forma espontânea, criativa e participativa os elementos que compõem a organização de um espetáculo circense: criação dos números artísticos; ordem dos números; transições de um número para outro; ocupação do espaço; iluminação; sonoplastia; figurino; postura cênica; emoção, ritmo; fluxo; roteiro; personagens; conflito; interação entre os artistas; relação do artista com o público.

A oficina será ministrada pela atriz, diretora, bailarina e coreógrafa Sula Mavrudis. Desde 1986, Sula atua como coordenadora da Rede de Apoio ao Circo – RAC e é diretora da Área de Circo do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Minas Gerais – SATED/MG. Filha de imigrantes gregos, nascida no Paraná, Sula viveu de forma itinerante,  por isso tem contato com os circenses desde sua infância, nas vilas operárias dos canteiros de obras onde seu pai trabalhava como eletricista.

No ano de 1987, Sula Mavrudis participou do projeto “Museu Fluvial do São Francisco”, realizado pela Secretaria do Estado de Cultura e pelo Museu  Mineiro, a bordo do Vapor Benjamim Guimarães, nas cidades  barranqueiras do Rio São Francisco. Lá, realizou em mutirão com outros artistas, um espetáculo especial,  envolvendo todos os artistas do “barco”, no circo do palhaço TUSICA, o Circo Paz e  Amor, que encontrava-se parado na cidade de São Romão, sem recursos para alugar um caminhão. Foi a partir desse encontro que criou a Rede de Apoio ao Circo, cujo objetivo é resgatar, recuperar, preservar, apoiar e incentivar as atividades dos artistas tradicionais circenses, valorizando e registrando os seus saberes, reestruturando os seus circos e reaproximando os seus familiares.

Serviço:

Oficina: Direção do Espetáculo Circense
Com: Sula Mavrudis

De 14 a 17 de abril
Das 13h às 18h
Público alvo: artistas e técnicos circenses e diretores de espetáculos
30 vagas
Inscrições gratuitas: oficinas.funarte@gmail.com
Nome completo, breve contato e telefone para currículo
Informações: (31) 3213.3084
Local: Funarte MG
Rua Januária, 68 – Floresta – BH/MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *