Fórum Shakespeare realiza oficinas no Rio de Janeiro

Duas oficinas de teatro gratuitas com o ator Greg Hicks e o diretor teatral Michael Corbidge, ambos da Royal Shakespeare Company, serão realizadas no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) do Rio de Janeiro. Voltadas para atores e diretores emergentes, elas ocorrerão entre os dias 10 e 13 de abril. Além dos quatro dias de curso (quinta a domingo), haverá uma apresentação pública na segunda-feira, dia 14), também no CCBB. As oficinas fazem parte do Fórum Shakespeare, intercâmbio multiartístico e educativo entre o Brasil e o Reino Unido que tem por objetivo explorar, representar, repensar e celebrar o legado de Shakespeare. Em 2014, comemoram-se os 450 anos de nascimento do dramaturgo e poeta inglês.

Realizado pela People’s Palace Projects, patrocinado pelo Centro Cultural Banco do Brasil e com o apoio da Fundação Nacional de Artes – Funarte e do British Council, através do programa Transform, o Fórum pretende inspirar artistas e plateias com um programa intenso, criativo e contemporâneo que busca o aprimoramento de conhecimentos e a capacitação técnica de profissionais do teatro e da educação ao trabalhar com textos de Shakespeare.

Além do Rio de Janeiro, o Fórum Shakespeare será realizado ainda em Brasília, Belo Horizonte e São Paulo. A seleção dos participantes em todas as cidades está sendo feita pela Funarte. Com oficinas artísticas e educacionais para atores e diretores emergente, estudantes e professores da rede pública de ensino, a programação ainda inclui uma série de eventos gratuitos para o público geral, como seminários, mesa-redonda, exposição fotográfica e master-classe. Todas as oficinas contarão com tradutores.

Sobre Greg Hicks e sua oficina
Greg Hicks é um dos principais atores clássicos de sua geração, tendo trabalhadoextensivamente com a Royal Shakespeare Company (RSC) e com o Royal National Theatre nos últimos 30 anos. Em 2004, foi indicado ao prêmio Laurence Olivier Theatre na categoria de melhor ator pela sua atuação em Coriolanusnos palcos do The OldVic, e recebeu o prêmio de Melhor Performance de Shakespeare do CriticsCircle Theatre Awards pelo mesmo espetáculo. Entre as suas mais aclamadas performances podemos citar: Julius Caesar (2001 e 2009), Coriolanus (2002), Hamlet (2004 e 2013), Macbeth (2004) e Rei Lear (2010). Greg se tornou expert no teatro de máscaras grego e realiza diversos workshops de interpretação de textos clássicos no Reino Unido e na Espanha. É conhecido por realizar performances físicas intensas, aplicando diversas disciplinas em seu trabalho, tais como capoeira, butoh e yoga. Greg atualmente mora em Madri e se prepara para dirigir “O Mercador de Veneza”, no Matadero Theatre, estee ano. Greg vai explorar Macbeth em sua oficina.

Nestas oficinas, Greg vai trabalhar em parceria com o premiado mestre de capoeira Carlo Alexandre (Kabula Rio e KabulaArts), utilizando técnicas e filosofia da arte afro-brasileira para explorar e aprofundar a capacidade de performance dos atores. Serão analisadas as síncopes da música podem desbloquear a relação entre os atores e os versos shakespearianos; os atores usarão a flexibilidade musical do pandeiro em seu processo de fala; o movimento da capoeira irá exigir uma constante desconstrução da fisicalidade e da maneira como enxergarmos o mundo. Dentro desse contexto provocador, Greg e Carlo Alexandre irão explorar o mistério de Macbeth individualmente e em grupo, com o objetivo de descobrir uma mistura de forma, de imprevisibilidade e de receptividade aguda na performance.

Sobre Michael Corbidge e sua oficina
Diretor teatral, Michael Corbidge é preparador associado da Royal Shakespeare Company  (RSC). Michael se formou como ator na Bristol OldVicSchool e, desde então, trabalha no cenário teatral internacional.Foi Diretor Artístico Associado do The Singapore Repertory  Theatre, um dos principais teatros da Ásia. Foi também Diretor Artístico daThe Young  Company e do programa de teatro infantil The Little Company em Singapura. Michael  ministrou palestras e oficinas sobre texto e voznas principais instituições teatrais do sudeste  Asiático, assim como em escolas técnicas e faculdades na China, Japão, Malásia, Indonésia,  Austrália e Nova Zelândia. No programa Open Stages da RSC, Michael foi responsável por  preparar e ministrar uma série de workshops para 250 companhias amadoras de teatro no  Reino Unido. Em 2013, Michael trabalhou com Lucy Bailey em Rei Lear para o Bath Theatre Royal e em uma versão asiática de Cymbeline para o Phizzical Theatre/Belgrade Theatre Coventry. Ele também foi Diretor de Voz e Texto no OldVic Theatre na peça Fortune’sFool, de Ivan Turgenev. Neste semestre, ele leciona na Central Schoolof Speech and Drama e na Rose BrufordCollege. No segundo semestre de 2014 ele fará residências artísticas em Malta, Espanha, Irlanda e Itália.

A oficina de Michael é uma “caixa de ferramentas” com exercícios que lentamente constroem sons e palavras, fugindo da busca pelo senso imediato ou pela lógica emocional. Estes exercícios permitem construir um caminho dentro do texto antes da abordagem mais acadêmica. Uma oportunidade para também exploraractioninge ‘retórica’. O ambiente será divertido! Nenhum conhecimento ou experiência com Shakespeare são necessários.

Serviço

Oficina com Greg Hicks, ator da Royal Shakespeare Company
De 10 a 13 de abril, das 9h às 13h

Oficina com Michael Corbidge, preparador Associado da Royal Shakespeare Company
De 10 a 13 de abril, das 14h às 18h

Fórum Shakespeare Rio de Janeiro
Data: 9 a 14 de abril de 2014
Endereço: Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Tel. (21) 3808-2020 / bb.com.br/cultura – twitter.com/ccbb_rj – facebook.com/ccbb.rj
SAC 0800 729 0722 – Ouvidoria BB 0800 729 5678 – Deficientes Auditivos ou de Fala 0800 729 0088

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *