Estão abertas até sexta (11/4) as inscrições para o Seminário Artistas Educadores: um encontro, que aborda a educação como meio de acesso à linguagem artística. Organizado pela Freelance Comunicação e pelo Espaço Fonte – Centro de Investigação em Arte, o evento será realizado no Recife nos dias 14,15 e 16 de abril. No evento, artistas de diversas regiões do país que atuam como educadores – de outros artistas ou de pessoas que se interessam por arte – conversam sobre suas experiências.
Idealizada pela crítica de arte e curadora independente Cristiana Tejo, esta primeira edição conta com a participação de nove nomes de destaques na educação em arte: Cayo Honorato (Goiânia-GO), Daniel Santiago (Recife-PE), Jorge Menna Barreto (Porto Alegre–RS), Maria Helena Bernardes (Porto Alegre-RS), Marcelo Coutinho (Recife-PE), Miguel Chikaoka (Belém–PA), Albano Afonso (São Paulo-SP), Solon Ribeiro (Fortaleza-CE) e Stela Barbieri (São Paulo-SP).
Cristiana Tejo observa que desde que a arte tornou-se um campo autônomo e especializado, passou a demandar educação para que se adentre em seus princípios. “Para gostar de qualquer linguagem artística é necessária familiaridade e educação. A educação do público é um dos principais argumentos para a manutenção de museus e instituições de arte desde o início do século 20. Nesse contexto, a ideia de educationalturn tem se propagado: uma virada em que artistas assumem práticas pedagógicas como material de trabalho”, explica.
O intercâmbio promovido no Recife ampliará o pensamento sobre os rumos da educação em arte no Brasil, a partir de reflexões sobre experiências consolidadas individualmente por artistas que não abdicam de seu fazer artístico para exercer o papel de educadores. Para eles, a atividade educacional chega a ser uma continuidade de processo artístico, e o confronto com alunos gera subsídios para pesquisas.
A participação no seminário é gratuita e há 40 vagas para artistas, educadores e interessados em educação para a arte, com experiência neste campo. As inscrições seguem até sexta-feira (11/4). Para participar, os candidatos devem enviar seus motivos de interesse e experiências em arte e educação (até 700 caracteres) pelo link: http://goo.gl/Wvrk4w
O encontro também será transmitido ao vivo pela internet e contará com um coordenador de rede social que garantirá a participação das pessoas que acompanharem o seminário online. Dessa forma, núcleos articulados nas diferentes regiões brasileiras adensarão as discussões empreendidas no Recife. O Seminário Artistas Educadores: um encontro está sendo realizado através do prêmio do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 10ª Edição, da Fundação Nacional de Artes.
Sobre o Espaço Fonte
O Espaço Fonte – Centro de Investigação em Arte é um espaço independente sem fins lucrativos voltado para residências artísticas e curadorias e processos de educação imersiva, situado no Edifício Pernambuco, um prédio que espontaneamente passou a formar uma espécie de hub criativo, acolhendo ateliês de artistas, designers, cineastas e produtores, na região central do Recife. O Espaço Fonte é gerenciado coletivamente por sete integrantes: Anita Freitas, Cristiana Tejo, Margarida Marques, Risolene Cortes, Rosa Pandolfi, Sandra Becker e Tereza Goulart. Existe desde outubro de 2011. O grupo majoritário que compõe o Espaço Fonte – Centro de Investigações em Arte encontrou-se na faculdade, ambiente de educação formal e passou a nutrir interesses em comum no que concerne à pesquisa em arte. O Espaço Fonte é um ambiente ativo de convívio que incita o contato com a pesquisa e o estudo em arte a partir de trocas como elemento catalisador da imersão no conhecimento sobre arte.
SERVIÇO:
I Seminário Artistas Educadores : um encontro
Dias 14,15 e 16 de abril, das 9h30 às 18hs
Local: Espaço Fonte
Av. Dantas Barreto, 324, ed. Pernambuco, 4o andar, Recife (PE)
INSCRIÇÕES
Até sexta (11/4), os candidatos devem enviar até oito linhas sobre seus motivos de interesse no encontro e suas experiências em educação e arte pelo link: http://goo.gl/Wvrk4w
Há 40 vagas.
Projeto contemplado com o Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 10ª Edição.