O Centro Cultural Matadero Madrid lança convocatória para residências artísticas de quatro brasileiros, no período de 6 de outubro a 16 de novembro de 2014. Poderão participar da convocatória artistas e agentes locais, de nacionalidade brasileira, pessoa física e que residam ou atuem no Brasil. O resultado do trabalho desenvolvido será apresentado ao público de 12 de novembro a 6 de janeiro de 2015.
Os selecionados receberão 2 mil euros, dentre outros benefícios como passagem para Espanha, alojamento e verba para produção artística. Os interessados podem enviar proposta até 23 de maio pelo site. <link http://www.mataderomadrid.org/convocatorias/3318/el-ranchito.-convocatoria-para-artistas-brasilenos.html>
A iniciativa é resultado da visita da ministra da Cultura, Marta Suplicy, no ano passado, quando acordou com a direção do centro a intensificação do intercâmbio de artistas.
A parceria com o Centro Cultural Matadero se realiza logo após a assinatura de um acordo entre MinC e a Universidade de Bolonha (Itália), que segue a linha do programa “Ciência sem Fronteiras” (clique para ver: http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/minc-e-universidade-de-bolonha-assinam-acordo/10883). O Ministério da Cultura tem buscado parcerias para emplacar o intercâmbio de artistas e/ou estudantes brasileiros da área cultural.
Matadero
Composto por um conjunto com 48 edifícios, o Museu Matadero Madrid – um antigo matadouro que se transformou numa cidade cultural – tem espaços destinados ao design, cinemateca, leitura, criação, estúdio de música, debate, produção de arte contemporânea, entre muitos outros. Além disso, cede algumas áreas do complexo a empresas privadas que se dedicam à arte: o resultado é um maior número de pessoas com acesso à cultura.