Projeto ‘Bases Temporárias’ lança revista com textos de artistas nunca publicados em português

Com o objetivo de difundir textos significativos para a arte contemporânea, a educadora Regina Melim criou o projeto “¿Hay em Português?”. A publicação surgiu a partir da constatação de que nem todos os autores e obras têm a mesma atenção dos tradutores, apesar de sua relevância seja para uso acadêmico ou por curiosidade e desenvolvimento intelectual.  No dia 10 de maio, a edição número ‘hum’ da revista “¿Hay em Português?” – em homenagem à crítica de arte, Lucy Lippard – será lançada no Museu da Gravura Cidade de Curitiba, na capital paranaense, como parte do projeto Bases Temporárias para Instituições Artísticas, contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 10ª Edição.

Durante o evento, Regina Melim e alunos colaboradores, como Maíra Dietrich, apresentarão seu trabalho na sala expositiva do Museu e distribuirão gratuitamente a revista. As demais publicações, “zero” e “dois”, estarão expostas para pesquisa. Regina explica que “as três edições são experimentais e surgiram como resultado de seminários. Selecionamos temas que são pesquisados e apresentados no decorrer do semestre letivo. Destes, escolhemos alguns textos para publicar, a maioria é referente a traduções que nunca foram realizadas, sequer publicadas aqui no Brasil. Todas as edições são experimentais. Experimental é um modo de pensar e fazer arte”, conclui a educadora.

A periodicidade das publicações está relacionada à realização da disciplina e os textos escolhidos fazem parte da bibliografia da disciplina “Espaço Impresso” (2012) e “Performance” (2013), ministradas pela mestre e doutora no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, no Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Sobre o projeto Bases Temporárias para Instituições Experimentais

Contemplado no programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 10ª Edição, o projeto Bases Temporárias para Instituições Experimentais tem como ponto de partida a instauração de uma instituição artística temporária, tendo as relações humanas como norteadoras do processo de construção. A exposição, aberta no dia 13 de março, reúne um acervo formado a partir do resultado das oficinas, palestras e encontros. A visitação vai até o dia 19 de maio no Museu da Gravura Cidade de Curitiba.

Serviço:

Lançamento ¿Hay em Português? – nº Hum

Data: 10 de maio, às 15h

Informações: simbolicacultura@gmail.com

Bases Temporárias para Instituições Experimentais

Contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 10ª Edição

Data: 13 de março a 19 de maio

Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba – Solar do Barão

Horários: de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h

Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *