Oficina de digitalização de partituras é promovida em Fortaleza (CE)

Ministrante Ricardo Gilly - Foto divulgação

De 5 a 9 de maio, o músico Ricardo Gilly vai ministrar a oficina Masterclass de editoração de partituras – software Finale, na Vila das Artes, em Fortaleza (CE). A oficina é destinada a músicos interessados em digitalizar partituras com o programa Finale, considerado um dos mais completos e tradicionais softwares de edição com versões para Windows e Macintosh. Serão oferecidas duas turmas, com horários diferentes. Cada turma será composta por 20 alunos e as inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico(http://viladasartes.fortaleza.ce.gov.br).

Na oficina Masterclass de editoração de partituras – software Finale serão estudadas as seguintes técnicas: Métodos de digitalização (entrada de notas utilizando o teclado do computador ou instrumento MIDI); Paginação em variadas formações, como melodia e cifra, pequenos conjuntos, coro e grande orquestra; Técnicas para “cavar” partes de uma grade; Criação e personalização de templates (páginas-mestre) e bibliotecas de cifras e expressões; Importação e exportação de arquivos: Imagem (PDF, TIFF, EPS, EPUB), Som (WAV, MP3), MIDI, e XML; Atalhos de teclado e uso metatools (automatização de entrada de expressões e articulações) e ainda, Conceitos de revisão e publicação musical. Cada aluno terá direito a receber uma apostila com o conteúdo da matéria, que abordará as versões 2010 a 2014 do programa.

Saiba mais sobre o ministrante

Ricardo Gilly utiliza o software Finale desde 1991. Editou as coletâneas da Lumiar Editora (Almir Chediak), Jobim Music (Cancioneiros Jobim, Vinicius, Humberto Teixeira, Moacir Santos e Chico Buarque), Acari Records (Cadernos de Choro) e Luanda Records (A Música de Djavan). Já desenvolveu oficinas na Escola Portátil de Música, no Rio de Janeiro e nos Painéis Funarte de Música Popular, em Porto Alegre. Atualmente escreve o livro Guia do Finale que será lançado pela Editora Irmãos Vitale.

Serviço:

Oficina Masterclass de editoração de partituras – software Finale, com Ricardo Gilly

Atividade gratuita

De 5 a 9 de maio
Horários: das 8h30 às 12h; das 13h30 às 17h

Vagas: 20 (por turma)
Local: Vila das Artes – Rua 24 de Maio, nº 1221, Centro – Fortaleza, Ceará (CE)
Tels.: (85) 3252-1444 e (85) 3105-1404
Inscrições através do site (http://viladasartes.fortaleza.ce.gov.br)

Partitura digitalizada