Fórum Shakespeare chega a Belo Horizonte (MG)

Fórum Shakespeare Belo Horizonte

De 30 de abril a 5 de maio, o Centro Cultural Banco do Brasil, em Belo Horizonte (MG), vai sediar o Fórum Shakespeare, evento realizado pela People’s Palace Projects, patrocinado pelo CCBB e com o apoio da Fundação Nacional de Artes – Funarte e do British Council, através do programa Transform. O primeiro encontro será a mesa-redonda Shakespeare, Nosso Contemporâneo Brasileiro, dia 30 de abril, das 19h às 21h. Importantes nomes do cenário teatral mineiro vão falar sobre as montagens brasileiras de Shakespeare que fizeram sucesso no país e no mundo. O público ainda vai poder conferir a Exposição fotográfica Shakespeare, de Ellie Kurtz – uma das principais fotógrafas de teatro da Inglaterra. A mostra também será aberta no dia 30 e fica em cartaz até o término do Fórum, no dia 5 de maio.

A mostra da artista Ellie Kurtz tem a concepção visual de Gringo Cardia e apresenta fotografias de produções da Royal Shakespeare Company, do Shakespeare’s Globe e de companhias de todo o mundo que visitaram os principais palcos ingleses durante festivais internacionais de Teatro Shakespeariano, assim como imagens exclusivas de bastidores. Já a mesa-redonda Shakespeare, Nosso Contemporâneo Brasileiro traz Beto Franco e Antônio Edson, do Grupo Galpão, Aimara Resende, presidente do Centro de Estudos Shakesperianos e Paul Heritage, professor de Artes Dramáticas da Queen Mary University of London, debatendo o legado de Shakespeare nos palcos brasileiros. O encontro também contará com a participação especial de Luiz Coradazzi, diretor de Artes do British Council Brasil. As vagas são limitadas e serão distribuídas senhas com uma hora de antecedência.

Na quinta-feira, dia 1º de maio, o debate Apropriando, adaptando e trabalhando com Shakespeare no mundo contemporâneo vai discutir as adaptações dos textos canônicos do Bardo para culturas anglófonas – que falam a língua inglesa e como elas podem ajudar a compreender diferentes cenários políticos e culturais. Participam desta conversa a presidente do Centro de Estudos Shakesperianos, Aimara Resende, e o diretor acadêmico do Global Shakespereans e autor de Hamlet’s Dreams: The Robben Island Shakespeare, Davi Schalkwyk.

O painel Shakespeare – O mais famoso dramaturgo do mundo conta com as presenças de Jo Kukathas, diretora, atriz e autora teatral do The Instant Café Theatre Company, da Malásia; Vik Sivalingam e Helen Leblique, preparadores associados da Royal Shakespeare Company, do Reino Unido; além de Davi Schalkwyk, da Inglaterra.  O objetivo é colocar em pauta a universalidade da obra de Shakespeare, sua transcendência através do tempo e da eterna contemporaneidade. Este encontro acontece na sexta-feira, dia 2, das 19h às 21h.

No Masterclasse Fórum Shakespeare, segunda-feira, dia 5 de maio, das 19h às 21h, o público terá a oportunidade de acompanhar o trabalho dos diretores Jo Kukathas e Davi Schalkwyk. Os profissionais abrem as portas da sala de ensaio apresentando diferentes abordagens e metodologias de preparação de atores.

Todos os eventos são gratuitos, mas têm vagas limitadas. As senhas serão distribuídas com uma hora de antecedência, na bilheteria do Centro Cultural Banco do Brasil.

Sobre o Fórum Shakespeare
Todas as atividades fazem parte do Fórum Shakespeare, intercâmbio multiartístico e educativo entre o Brasil e o Reino Unido que tem por objetivo explorar, representar, repensar e celebrar o legado de Shakespeare. Em 2014, comemoram-se os 450 anos de nascimento do dramaturgo e poeta inglês.

Realizado pela People’s Palace Projects, patrocinado pelo Centro Cultural Banco do Brasil e com o apoio da Fundação Nacional de Artes – Funarte e do British Council, através do programa Transform, o Fórum pretende inspirar artistas e plateias com um programa intenso, criativo e contemporâneo que busca o aprimoramento de conhecimentos e a capacitação técnica de profissionais do teatro e da educação ao trabalhar com textos de Shakespeare.

Além de Belo Horizonte, o Fórum Shakespeare foi realizado no Rio de Janeiro e em Brasília, e a próxima cidade a receber o evento será São Paulo. A seleção dos participantes em todas as cidades está sendo feita pela Funarte. Com oficinas artísticas e educacionais para atores e diretores emergentes, estudantes e professores da rede pública de ensino, a programação ainda inclui uma série de eventos gratuitos para o público geral, como seminários, mesa-redonda, exposição fotográfica e master-classe. Todas as oficinas contam com tradutores.

Fórum Shakespeare Belo Horizonte
Data: 30 de abril a 5 de maio
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – Belo Horizonte (MG). Tel: (31) 3431-9400
Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 21h