Prêmio Funarte de Bandas de Música: cidades cearenses recebem novos instrumentos

Representantes de dez municípios cearenses receberam na manhã desta quarta-feira (2/7), no Teatro Carlos Câmara, em Fortaleza, kits com instrumentos de sopro oferecidos pelo Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música. Ao todo, 38 instrumentos foram distribuídos aos municípios contemplados. A iniciativa da Fundação Nacional de Artes, que no Ceará contou com a parceria da Secretaria da Cultura do Governo do Estado, vem permitir a melhoria da qualidade técnica e artística desses conjuntos musicais.

“Sabemos o quanto manter a tradição das Bandas de Música é importante. Devemos ficar cada vez mais juntos – as esferas municipal, estadual e federal –, para que possamos apoiar e manter essa rica tradição”, destacou Rosana Lemos, coordenadora de Bandas de Música da Funarte. “Esses instrumentos possuem muita qualidade, vão ajudar a melhorar a qualidade técnica das bandas, mas também que as bandas possam incluir cada vez mais crianças e adolescentes, o que é ainda mais importante. Formar pessoas, além de músicos”, ressaltou, citando exemplos de músicos que passaram de alunos a professores do projeto Painéis Funarte de Bandas de Música.

A importância das ações nos municípios foi destacada pela secretária adjunta da Secretaria da Cultura, Ana Márcia Diógenes. “Todos nós temos grandes recordações das praças, das bandas de música, e sabemos da necessidade de essa tradição continuar. E para isso, é preciso haver condições de aprendizado, o que inclui instrumentos de qualidade, como esses que os municípios estão recebendo hoje”, enfatizou. “A gente sabe do esforço de cada município para manter esse trabalho. Com essa parceria com a Funarte, chegamos a esses instrumentos“.

Representante de Icapuí, um dos municípios contemplados, Raimundo Maia de Almeida destacou a qualidade dos instrumentos recebidos. “Para nós, ter um instrumento Yamaha é muito importante. Parabéns a todos e muito obrigado”, declarou. “É maravilhoso pro nosso município. Os meninos estão eufóricos para receber os instrumentos”, disse Cláudia Maria de Lima, de Russas, outra cidade cearense premiada pelo projeto da Funarte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *