Estão abertas as inscrições para as nove oficinas da 11ª Mostra Brasileira de Dança. O evento se realizará de 28 de julho a 10 de agosto, no Recife (PE). Cinco das oficinas destinam-se a profissionais, sendo duas delas gratuitas, devido à parceria da Fundação Nacional de Artes/Ministério da Cultura, através do Programa de Oficinas de Capacitação Artística e Técnica em Dança da Funarte, e o projeto Por dentro do Palco, responsável pelas atividades formativas da Mostra. As quatro outras oficinas são direcionadas a iniciantes. Também gratuitas, serão realizadas em bairros da periferia da capital pernambucana.
Mesmo relacionadas à área de Dança, muitas dessas ações interessam também a artistas e estudantes de teatro; e até ao público leigo.
A 11ª Mostra Brasileira de Dança se inicia com as oficinas, a partir de 28 de julho (sexta-feira); os espetáculos começam no dia 1º de agosto. Os cinco cursos para profissionais serão conduzidos por profissionais convidados, vindos de fora de Pernambuco – um deles, uma professora da Bolívia. As oficinas gratuitas para iniciantes ficarão a cargo de ministrantes oriundos dos bairros periféricos alcançados que sediarão as ações. Esses professores foram escolhidos através de uma seleção pública de projetos pedagógicos. Por meio do mesmo edital, foram selecionados também monitores para essas oficinas, entre graduandos em Dança e professores em início de carreira . A seleção de monitores tem o objetivo de criar um espaço de acolhida e aperfeiçoamento para esses artistas.
11ª MBD vai realizar também alguns seminários, todos com entrada franca, em sua programação formativa.
Conheça as oficinas
Oficinas de Aperfeiçoamento Profissional (para artistas já experientes)
Período: 28 de julho a 1 de agosto (de segunda a sexta-feira)
Oficinas pagas
- Técnica Clássica Como Processo de Autoconhecimento – com Valéria Mattos (SP)
- Videodança (Movimentos Para a Câmera) – com Sofía Orihuela (Bolívia). Valor da inscrição: R$ 30
- Danças Entrelaçadas – Dança Moderna (técnica de José Limón) e Dança Contemporânea – com Airton Tenório (PE/RJ). Valor da inscrição: R$ 30
Oficinas gratuitas , com seleção por currículo
Realizadas graças à parceria entre a MBD e o Programa de Oficinas de Capacitação Artística e Técnica em Dança da Funarte/ 2014
- Danças Urbanas – com Octávio Nassur (PR)
- Dança Contemporânea – com Mário Nascimento (MG)
Oficinas de Iniciação em bairros de periferia
Período: 28 de julho a 1 de agosto (de segunda a sexta-feira)
- Oficina de Iniciação à Dança em Cadeiras de Rodas – com Liliana Martins (PE)
- Pele e Ossos – Corpos Fluidos – com José W. Júnior (PE)
- Videodança: Contribuições Entre o Corpo e o Vídeo – com Marcelo Sena (PE)
- Oficina Contemporânea de Dança Para Jovens Inspiradores – com André Aguiar (PE)
O número de vagas para cada oficina, mais informações e o formulário de inscrição para podem ser acessados na página: http://mostrabrasileiradedanca.com.br/oficinas/inscricao. As inscrições serão recebidas pelo site até a lotação de cada turma.
Sobre a MBD
Já prestigiada por mais de 300 mil pessoas, desde sua criação, em 2003, a Mostra Brasileira de Dança sempre reuniu uma pluralidade de gêneros de dança artística. A programação tem primado pela diversidade dos estilos e, como de praxe, é atrelada a atividades formativas. Atualmente, o evento é promovido pelos produtores Iris Macedo e Paulo de Castro. As ações de formação e ensino tem a coordenação pedagógica de Giorrdani de Souza (Kiran). Além de espetáculos e atividades formativas, o evento inclui o Projeto Por dentro do palco, que vai abrir para o público os bastidores das atrações da programação (mais detalhes abaixo). A programação completa da 11ª MBD será divulgada em breve, através do site do evento: http://mostrabrasileiradedanca.com.br.
A Mostra Brasileira de Dança foi Idealizada pelo saudoso Luis Takeji Tamashiro (Shiro) e por Paulo de Castro, com o intuito de ampliar a formação, aperfeiçoamento e profissionalização em dança no estado de Pernambuco. O evento vem sendo realizado anualmente, sem interrupção – exceto em 2013, quando foi cancelado, por causa dos protestos políticos e das chuvas torrenciais na capital pernambucana.
Como uma novidade para este ano, a MBD traz o projeto Por Dentro do Palco, que consiste em visitações do público aos teatros Santa Isabel, Marco Camarotti e Luiz Mendonça, para grupos de até 15 pessoas. Além de conhecer a história desses teatros e como eles funcionam, os participantes poderão assistir ao ensaio de algumas das atrações da programação da 11ª MBD. O objetivo é o desvendamento da atividade da dança por dentro dos bastidores das casas de espetáculos”, dizem os produtores. O projeto está aberto a qualquer interessado(a) maior de 14 anos, que pode inscrever-se através do e-mail participe@mostrabrasileiradedanca.com.br.
11ª Mostra Brasileira de Dança
28 de julho a 10 de agosto de 2014
Recife (PE)
http://mostrabrasileiradedanca.com.br.
Patrocínio: Correios, Governo Federal, Funcultura/Governo do Estado de Pernambuco, Programa O Boticário na Dança e Prefeitura do Recife
Parceria: Fundação Nacional de Artes – Funarte/Ceacen/Coordenação de Dança
Ministério da Cultura