“Simbá, o Marujo” estreia na Funarte MG, dia 10 de julho

De 10 a 13 de julho, o Galpão 3 da Funarte MG recebe o espetáculo “Simbá, o Marujo”, da Trupe de Truões, de Uberlândia. A atração infantojuvenil integra a programação do Projeto “Ocupação 3.0 – De Lá pra Cá”, da Cia. Drástica de Artes Cênicas, em parceria com a UMA Companhia. A sessão do dia 10 (quinta-feira) vai oferecer acessibilidade a pessoas com deficiência visual (audiodescrição) e auditiva (linguagem de sinais).

A peça é uma adaptação do conto de tradição popular universal “As Mil e Uma Noites”. Nela, Simbá é um marujo que se alimenta de aventuras. Sua casa é o mar. Com sua perspicácia, consegue se safar de diversas situações adversas: explora reinos fantásticos, enfrenta monstros, ilhas-peixe, aves e serpentes gigantescas, rituais macabros e elefantes inteligentes; descobre novos horizontes. Sua paixão pelas peripécias faz com que sua história adquira um tom cíclico num eterno retorno ao mar.

O Projeto “Ocupação 3.0 – De Lá pra Cá”, contemplado  no Edital de Ocupação do Galpão 3 da Funarte MG/2014, para o período de abril a novembro deste ano,  conta com uma programação composta por espetáculos de teatro, dança, circo e performance, com atrações do interior, estreias de produções locais e nacionais, mostras, oficinas, seminários.

PROGRAMAÇÃO

Espetáculo: Simbá, o Marujo (Trupe de Truões – Uberlândia)

Data: 10 a 13 de julho, às 16h*
A sessão do dia 10 oferecerá acessibilidade a pessoas com deficiência visual (audiodescrição) e auditiva (linguagem de sinais)
Ingressos: R$ 5 (inteira)
Classificação etária: Livre

Local: Galpão 3 da Funarte  MG/2014
Rua Januária, 68 – Floresta

Ficha Técnica:
Texto: Adaptação da Trupe de Truões da versão de Edson Rocha Braga do conto de tradição popular universal “As Mil e Uma Noites”
Direção: Paulo Merisio
Elenco: Amanda Barbosa, Laís Batista, Maria de Maria, Ricardo Augusto, Ronan Vaz, Thiago Di Guerra
Cenografia: Paulo Merisio / Figurinos: Getúlio Góis / Maquiagem: O grupo /Designer de luz: Marcos Prado /Técnico de iluminação: Ronan Vaz / Operador de luz: Wesley Nunes / Sonoplastia: O grupo / Operação de som: Wesley Nunes / Preparação Vocal: Juliana Penna / Produção: Amanda Aloysa

Sobre a Trupe de Truões
A Trupe de Truões surgiu no âmbito do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia em 2002. Desenvolve projetos de montagens adultas e infantojuvenis que buscam aliar pesquisa, aprimoramento estético e atividades de formação de público e espectador. Em 2009, a Trupe se consolidou como Ponto de Cultura. O grupo mantém uma sede chamada Ponto dos Truões, onde são realizadas atividades de pesquisa e criação artística do grupo e de outros artistas da cidade.

Sobre o Projeto “Ocupação 3.0 – De Lá pra Cá”
A Cia Drástica de Artes Cênicas, em parceria com a UMA Companhia de teatro, ocupa, de abril a novembro de 2014, a Funarte MG. A proposta é norteada por três eixos programáticos: “Mostra de Espetáculos”, “Escola no Teatro”, e “Processo”.

–  Mostra de espetáculos: Caracteriza-se pela proposição de uma programação com espetáculos de teatro infantil e adulto, dança, circo e performance, em um total de 16 espetáculos. Compõem esta grade trabalhos representantes das mais variadas vertentes estéticas e temáticas, todos com reconhecida excelência artística em Minas Gerais e no Brasil. Além da diversidade, outro critério que pautou a escolha dos curadores foi a busca por espetáculos que investigam novos sentidos para a relação entre o espetáculo cênico e a plateia.

Mostra Minas – Uma diretriz de destaque neste eixo é a Mostra Minas, que contempla uma legítima demanda dos grupos e produtores de artes cênicas do interior de Minas Gerais: a oportunidade de apresentarem seu trabalho ao público da capital mineira. Visando então a oferecer visibilidade aos artistas de diferentes contextos sóciogeográficos e a fomentar a cadeia produtiva do interior do estado, a Mostra Minas conta com a participação de 6 atrações do interior mineiro.

Mostra Inédita – A Mostra de Espetáculos conta também com Mostra Inédita, composta por espetáculos que nunca se apresentaram em Belo Horizonte. Integram a Mostra Inédita as temporadas de estreia de 5 espetáculos de grupos de teatro da região metropolitana de Belo Horizonte, um espetáculo de circo proveniente de São Paulo e um espetáculo de teatro de Recife, além da segunda edição do projeto BH in Solos, com 4 espetáculos cênicos (teatro, dança e performance) individuais.

– Escola no teatro: Visando a dar continuidade à política de sensibilização e de formação de público que vem sido desenvolvida pela Funarte MG nos últimos anos, este eixo não apenas conta com apresentações voltadas para os alunos das escolas públicas, como apresenta, também, uma agenda permanente de oficinas de jogos teatrais voltada para os professores das redes pública e privada de Belo Horizonte.

– Processo: Este eixo é composto por workshops voltados para o público em geral; e oficinas, seminário e ateliê destinados à classe artística.

Informações: (31) 3214-3258
www.ocupacaodelapraca.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *