Música no Capanema volta à Sala Funarte com nova programação gratuita

Sergio Diab, Lucas Vasconcellos e Kesia Estácio

A Fundação Nacional de Artes abre nova temporada do Projeto Música no Capanema, na Sala Funarte Sidney Miller, no Centro do Rio, a partir de quarta-feira, dia 6 de agosto, com o show Stratoman do guitarrista Sérgio Diab. O programa retoma o horário das 18h30 , que marcou a a história daquele tradicional espaço musical. Os espetáculos, apresentados de quarta a sexta-feira, têm entrada gratuita e oferecem ao público os mais variados estilos do melhor da música brasileira.

A distribuição dos ingressos começa às 18h, na bilheteria. No dia 7, está programado o show de Lucas Vasconcellos (conhecido pela Banda Binário e pelo Duo Letuce) e, na sexta, o da cantora Késia Estácio, que foi finalista do programa de TV The Voice Brasil.

Sérgio Diab, em Stratoman

Sergio Diab reúne o repertório do seu primeiro disco solo instrumental, Stratoman. As melodias são, basicamente, de canções, facilmente assimiláveis, ou já conhecidas. Elas têm como característica as composições estruturadas com esmero, feitas “sem virtuosismos gratuitos, pensando no prazer do ouvinte”, comenta o músico. “Todas as faixas do disco são narrativas musicais completas, não apenas meros temas que servem como introdução para solos intermináveis”, explica Sergio Diab. A proposta do álbum é retomar a guitarra elétrica como a “voz” do pop instrumental, na tradição de Les Paul, Chet Atkins, Carlos Santana e de Pepeu Gomes. “São artistas que demonstraram que solos de guitarra não foram feitos para aborrecer ninguém”, explica o arti sta, que promete fazer o público se mexer, com boleros como Sentimental e Besame Mucho; sambas como Ginga, que abre o disco e Canto de Xangô (Baden Powell/Vinicius de Moraes); e sua versão inédita de Mania de Você (Rita Lee / Roberto de Carvalho). O músico é acompanhado por instrumentistas reconhecidos, que acompanham bandas e intérpretes famosos: o baterista Bruno Wanderley (Zaragatha); o baixista Wlad Pinto (Baia / The Originals / Marilia Bessy); e o acordeonista e tecladista Rodrigo Ramalho (Raiz do Sana), além do percussionista Eduardo Lyra (Paralamas do Sucesso / Cidade Negra). Sergio é também produtor e guitarrista de Toni Platão.

Lucas Vasconcellos, em Falo de Coração

Conhecido pelos trabalhos na banda Binário, e no duo Letuce o compositor, músico e produtor Lucas Vasconcellos tem atuação variada, seja por trilhas sonoras para cinema, teatro e TV, seja cantando suas músicas, ao violão e fazendo interferências eletrônicas por MPC, ou em contribuições em álbuns e projetos de artistas, como Katia B, Rodrigo Amarante e Lucas Santtana. Num show de linha mais autoral, o músico lança seu primeiro álbum solo, Falo de Coração. O disco, que começou a ser elaborado no final de 2012, conta com algumas parcerias de Paulo Camacho, Ronaldo Marinho e Letícia Novaes. Diz o pesquisador musical Márcio Bulk: “Densas ou mesmo soturnas, as canções funcionam como um guia para as indagações de Lucas, onde a insegurança e a transitoriedade do mundo de hoje ganham destaque. A sonoridade, ainda que extremament e contemporânea, remete por vezes à produção musical brasileira do final dos anos 60 – Tropicália, Clube da Esquina e afins -, tanto pelo seu arrojo quanto por seu caráter de improvisação, o que faz com que o álbum dialogue em alguns momentos com o jazz fusion de um “bad” João Donato. […] Lucas “nunca foi afeito aos caminhos fáceis e seguros. Sua proposta é correr riscos, cortejar desfiladeiros sem temer os saltos mortais”, comenta o professor.

Késia Estácio, em Sou Livre

A Cantora e compositora Kesia Estácio ganhou fama nacional, ao ser uma das finalistas do programa de TV The Voice Brasil, em 2012. Nele, Lulu Santos elogiou seu talento e a chamou de “Diva”. “Você é deslumbrante! Junta a Zona Norte à Zona Sul. Você soa essa mistura!”, afirmou. Essa fusão se amplia, pelas múltiplas influências de MPB, soul e pop que fazem a particularidade de Kesia. São nomes como Elis Regina, Tim Maia, Roberto Carlos, Djavan, o próprio Lulu, Lauryn Hill, Michael Jackson e Luther Vandross (além do estilo Gospel), entre outros. Em janeiro, Késia lançou seu single “Sou Livre”, com um repertório eclético: sucessos de Roberto Carlos, Elis Regina, O Rappa, Djavan e Gonzaguinha, e outros, além de obras autorais. Com 28 anos e mais de dez de carreira, a cantora Mora no Vidigal, no Rio. Nascida em Nova Iguaçu (RJ), foi para a comunidade ainda adolescente. Lá estudou teatro, no grupo Nós do Morro, antes de aparecer na televisão. Depois do The Voice, a convite de Carlinhos Brown, Claudia Leitte e Daniella Mercury, apresentou-se nos trios elétricos dos artistas baianos, em Salvador, no carnaval de 2013, onde foi “batizada’ por Daniela. Foi também convidada por Lulu Santos para fazer uma participação no próximo disco do cantor. Apaixonada pela profissão desde o berço, Kesia vem de uma família de músicos e é neta de maestro. Aprendeu as notas musicais juntamente com as letras do alfabeto e começou a estudar canto aos 15 anos.

Sobre o Música no Capanema

No mês de agosto, o projeto Música no Capanema, realizado pelo Centro da Música da Funarte, vai movimentar o Centro da capital fluminense, com apresentações de Mart’nália (dias 21 e 22) Lia Sabugosa, Rodrigo Maranhão, Pedro Luis, Marcos Suzano; e as bandas Creme Crackers e Novíssimos.

O programa foi aberto no dia 4 de dezembro de 2013, com o cantor e compositor Geraldo Azevedo. Desde então foram realizados shows com grandes nomes de diversos gêneros musicais, como João Bosco, Moraes Moreira e Davi Moraes, Ed Motta, Leila Pinheiro, a Banda Cidade Negra e muitos outros.

Projeto Música no Capanema

Sala Funarte Sidney Miller

De quarta a sexta-feira, às 18h30

Rua da Imprensa, nº 16, térreo – Centro

Rio de Janeiro (RJ)

ENTRADA GRATUITA


Agenda – agosto de 2014

Dia 6, quarta-feira – Sérgio Diab – Stratoman

Dia 7, quinta-feira – Lucas Vasconcellos- Falo de Coração.

Dia 8 sexta-feira – Késia Estácio – Sou Livre

Dia 13, quarta-feira – Lia Sabugosa – Chuvarada

Dia 14, quinta-feira – Pedro Luis – Por elas

Dia 20, quarta-feira – Marcos Suzano – Marcos Suzano Trio

Dia 21, quinta, e 22, sexta-feira – Mart’nália – Mart’nália em Samba!

Dia 27, quarta-feira – Creme Crackers – Mais um ontem outra vez

Dia 28, quinta-feira – Novíssimos

Dia 29, sexta-feira – Rodrigo Maranhão – Pré-lançamento do CD Itinerário

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte

Centro da Música/Coordenação de Música Popular

Tel.: (21) 2279 8601

Produção: Baze Produções