A Funarte MG realiza, de 18 a 22 de agosto, das 14h às 18h, a oficina ‘Corporeidades Negras’, que será ministrada pela artista, pesquisadora e arte-educadora Júnia Bertolino, diretora e coreógrafa da Cia Baobá Minas, de Belo Horizonte. A ação faz parte do programa de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas, da Fundação Nacional de Artes. Estão sendo disponibilizadas 30 vagas. As inscrições devem ser feitas através do e-mail oficinas.funarte@gmail.com até o dia 15 de agosto. Os interessados devem enviar um breve currículo, além de telefone para contato. O curso acontece na capital mineira, no Complexo Cultural da Funarte, Rua Januária, 68, bairro Floresta.
Direcionada a crianças, jovens e adultos, a oficina traz declamações performáticas de poemas brasileiros, inspirados em poetisas, escritoras e performers que retratam as narrativas africana e afro-brasileira como: Conceição Evaristo, Leda Martins, Elisa Lucinda e Jussara Santos. O universo feminino é explorado por intermédio das palavras, gestuais, figurinos e cantos; apresentando desde mulheres ancestrais – que trazem o saber, a fé, a garra e a alegria da dádiva de ser mulher – às mães, profissionais liberais e artistas que transitam pela modernidade e a tradição, o profano e o sagrado, a oralidade e a academia, o rural e o urbano, o visceral e o sutil em meados de segundos.
A partir de um trabalho de expressão corporal, mostra também como a literatura, o canto, o teatro e a dança podem despertar e estimular a leitura e a busca de conhecimentos sobre identidade. Além de dar visibilidade à contribuição cultural do povo de descendência africana e sua influência na cultura afro-brasileira, a oficina visa fortalecer a identidade cultural da raça negra.
Serviço
Oficina ‘Corporeidades Negras’
Com Júnia Bertolino
De 18 a 22 de agosto, das 14h às 18h
Público-alvo: crianças, jovens e adultos Vagas: 30
Inscrições gratuitas: oficinas.funarte@gmail.com
Nome completo, telefone para contato e breve currículo
Informações: (31) 3213 3084
Local: Funarte MG
Rua Januária, 68 – Floresta – Belo Horizonte (MG)