O Galpão 3 da Funarte MG recebe, de 22 a 31 de agosto, o espetáculo “Talvez eu me despeça”, da Cia Afeta. Com temporada de quinta a domingo, a peça tem como fio condutor a ausência da atriz Cecília Bizzotto, assassinada em 2012, durante um assalto em Belo Horizonte. No palco, Beatriz França tece uma homenagem à amiga, numa reflexão sobre a finitude das relações humanas, a impossibilidade de se despedir, a solidão e o risco que permeia a arte e a vida. “Talvez eu me despeça” integra a programação do projeto “Ocupação 3.0 – De Lá pra Cá”, da Cia. Drástica de Artes Cênicas, em parceria com a UMA Companhia, contemplado no Edital de Ocupação do Galpão 3 da Funarte MG/2014.
Com direção de Ludmilla Ramalho, a proposta traz em cena uma inusitada festa de despedida na qual Bião, assim como era chamada pela amiga e companheira de palco, convida o público a encarar o equilíbrio frágil da vida, compartilhando lembranças que emergem de objetos, fotos, vídeos, mímeses corporais, cartas de familiares e amigos próximos de Cecília (ou Ciça, como era chamada pelos amigos).
O trabalho inicialmente se apresenta como uma instalação imersiva, criada por Ana Luisa Santos, composta por uma pequena exposição que acolhe diversos objetos-memória confeccionados por artistas e amigos de Ciça. Compõe a cena também uma máquina de lavar, com centenas de peças de roupas acumuladas ao seu redor, e espalhadas pelo palco e pela plateia, que trazem rastros de história, memória, afeto – uma forma de dizer que, apesar da morte, a vida segue, as roupas se acumulam e uma hora precisam ser levadas. As roupas foram adquiridas em brechós ou doadas por amigos próximos.
A programação do projeto “Ocupação 3.0 – De Lá pra Cá” é formada por espetáculos de teatro, dança, circo e performance, com atrações do interior, estreias de produções locais e nacionais, mostras, oficinas, seminários.
SERVIÇO
Espetáculo: Talvez eu me despeça – Cia Afeta
Projeto “Ocupação 3.0 – De Lá pra Cá”, contemplado no Edital de Ocupação do Galpão 3 da Funarte MG/2014
Data: 22 a 31 de agosto de 2014
Horário: quinta e sexta, às 20h; sábado, às 17h e 20h; domingo, às 19h)
Ingresso: R$ 10 (inteira) – R$5 (meia)
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 50 minutos
Gênero: Teatro documentário
Local: Galpão 3 da Funarte MG – Rua Januária, 68 – Centro, Belo Horizonte)
Capacidade: 70 pessoas
Mais informações: (31) 3213-3084
www.ocupacaodelapraca.com.br
Sinopse
São cinco e meia da manhã. Desmaio na cama. Meia hora depois, meu telefone começa a tocar sem parar. Quando acordo, há várias ligações não atendidas e um susto no peito. Dois anos depois daquela madrugada, volto à cena para me lembrar de uma amiga que não pôde se despedir.
Ficha Técnica
Concepção: Beatriz França e Ludmilla Ramalho
Direção: Ludmilla Ramalho
Atriz/performer: Beatriz França
Dramaturgia: Daniel Toledo
Pesquisa dramatúrgica: Beatriz França e Daniel Toledo
Instalação-cenográfica e figurino: Ana Luisa Santos
Composição de Imagens eletrônicas:Carlosmagno Rodrigues
Iluminação: Leonardo Pavanello
Trilha Sonora: Patrícia Bizzotto e Barulhista
Direção de movimento: Christina Fornaciari
Preparação corporal: Christina Fornaciarie Guilherme Morais
Preparação Vocal: Amanda Prates
Professor de Arte marcial chinesa: Thiago Borges
Fotógrafo: Guto Muniz
Coordenação Geral: Ludmilla Ramalho
Produção Executiva: Afinal Cultura – Alê Abreu e Val Soares