No próximo domingo, 24 de agosto, às 17h, o público terá a oportunidade de assistir à única apresentação do Maracatu Várzea do Capibaribe na Sala Nordeste da Funarte, que funciona na Representação Regional do Ministério da Cultura, Rua Bom Jesus nº 237, no Bairro do Recife, na capital pernambucana. Fundado há 15 anos, o grupo realiza ensaios e oficinas gratuitas com a finalidade de manter viva a tradição de uma das mais significativas manifestações de Pernambuco, o Maracatu de Baque Virado.
As ações desenvolvidas pelo grupo visam também promover a cultura afro-brasileira e sensibilizar jovens e adultos para que eles atuem como multiplicadores culturais, divulgando a sua comunidade e preservando as suas origens. Durante o evento, na Sala Nordeste, serão homenageados o estilista Eduardo Ferreira e o artista plástico Francisco Brennand, que assinam o figurino e as estampas exclusivas criadas para o Maracatu Várzea do Capibaribe.
Sobre o grupo
O Maracatu Várzea do Capibaribe foi fundado em dezembro de 1999, por Alcidésio Santana (Mestre Pirulito do Maracatu Várzea do Capibaribe – Prêmio Culturas Populares – MinC/2009) e Flavia Correia. Ao longo destes 15 anos, realiza ensaios e oficinas gratuitas, visando à formação de agentes multiplicadores da cultura do Maracatu. Os ensaios abertos acontecem na Casa da Cultura Luiz Gonzaga, no Recife, todos os sábados, durante o ano inteiro, sempre abrindo espaço para artistas e grupos culturais tradicionais, mas também apoiando o surgimento de novos grupos, que hoje já fazem parte dos ciclos culturais.
Maracatu Várzea do Capibaribe
Dia 24 de agosto, domingo, às 17h
Local: Sala Nordeste
Rua do Bom Jesus, 237 – Bairro do Recife
Recife (PE)