Creme Crackers, Novíssimos e Rodrigo Maranhão agitam a Sala Funarte, no Centro do Rio

Talentos da nova geração de músicos e um repertório que vai do samba ao rock, do jazz ao pop e à música instrumental brasileira prometem agitar a Sala Funarte Sidney Miller, no Centro do Rio, de 27 a 29 de agosto, quarta a sexta-feira. Encerrando a programação deste mês do projeto ‘Música no Capanema’, da Funarte, se apresentam no espaço as bandas Creme Crackers e Novíssimos e o músico Rodrigo Maranhão. Os shows, sempre às 18h30, têm entrada gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria 30 minutos antes de cada apresentação.

Amigos de longa data, os músicos Kadu Mota (guitarra e voz), Sidney Mazzei (baixo e voz) e Vinicius Ribeiro (bateria e voz) formam a banda Creme Crackers, que sobe ao palco da Sala Funarte, no dia 27, com o show ‘Mais um Ontem Outra Vez’. O trio surgiu no cenário musical carioca em 2008, inicialmente tocando versões de músicas dos Beatles, maior influência da banda, e logo produziu material autoral, gravado no primeiro álbum chamado ‘Creme Crackers’. Atualmente, o grupo finaliza o segundo disco e segue fazendo shows pelo Brasil afora. A maioria das músicas que a banda apresenta na Sala Funarte é de autoria própria, com exceção de Hey Jude (John Lennon / Paul McCartney); Aquele Abraço (Gilberto Gil); Fire (Jimi Hendrix) e Trac Trac (Fito Paez). No repertório do show estão também Os Filhos de Latona (Kadu Mota); Paz Armada (Sidney Mazzei); Sim! (Sidney Mazzei / Kadu Mota); O Fim do Cara (Kadu Mota); Então Vai (Kadu Mota); Além do Nunca (Sidney Mazzei); Antes do Fim (Sidney Mazzei); Mais um Ontem Outra Vez (Kadu Mota/ Sidney Mazzei); Linda de Morrer (Sidney Mazzei); Rockão (Kadu Mota); Depois do Fim (Sidney Mazzei); Você nem Sabe (Kadu Mota); Lygia (Sidney Mazzei); Baile de Máscaras (Sidney Mazzei); BH (Kadu Mota) e No Meio do Fim (Sidney Mazzei).

No dia 28 de agosto, quinta, os Novíssimos mostram ao público um pouco de seu trabalho autoral, além de músicas que influenciaram a carreira da banda. O show aposta no suingue das fusões de ritmos como o samba, jazz, música nordestina, instrumental brasileira, funk-groove e salsa. O repertório traz as seguintes composições: Pra Cima (Diogo Acosta e Marcelo de Lamare); Mania (Alberto Americano); Sujinho (Alberto Americano, David Rosenblit e Diogo Acosta); Um Pouquinho de Francês (Marcelo de Lamare, Alberto Americano e Diogo Acosta); Banco dos réus (Alberto Americano, Diogo Acosta e Marcelo de Lamare); Estrada de Terra (Marcelo de Lamare e Chico Cabral); Aldeia (Marcelo de Lamare e Alberto Americano); Choro Nervoso (Alberto Americano e Jean Charneaux); Isabel (Alberto Americano e Tomaz Miranda); Profecia (Marcelo de Lamare e Alberto Americano); Anoiteceu (David Rosenblit); e, ainda, Nana (Moacir Santos); Ladeira da Preguiça (Gilberto Gil); Tanta Saudade (Chico Buarque e Djavan); Bessame Mama (Claude Cave e Mongo Santamaría); Leão do Norte (Paulo César Pinheiro e Lenine); Bala com Bala (João Bosco e Aldir Blanc) e Rainha (Céu). Criada em 2008, a banda Novíssimos prepara seu primeiro álbum. Integram o grupo Alberto Americano (cavaquinho e violão); Chico Cabral (percussão); David Rosenblit (teclados); Diogo Acosta (saxofone e flauta); Felipe Larrosa Moura (bateria); Lupa Maia (baixo) e Marcelo de Lamare (voz e violão).

Na sexta, 29 de agosto, o músico, compositor e intérprete carioca Rodrigo Maranhão faz o pré-lançamento de ‘Itinerário’, seu terceiro CD solo. Ele assina sozinho quase todas as faixas, com exceção de ‘Mantra’, escrita com Pedro Luís; e de ‘Iara’ e ‘Rua da Preguiça’, ambas em parceria com PC Castilho. Completam o repertório Fuzuê; Eu não sei seu telefone; Maré; Madrugada; Chapeuzinho Amarelo; Flor de Cajueiro; Mara da Graça e Itinerário, todas de autoria própria. ‘Itinerário’ foi gravado ao lado de músicos com os quais Rodrigo já toca há alguns anos – Marcelo Caldi (sanfona e piano), Nando Duarte (violão 7 cordas) e Pretinho da Serrinha (percussão) – e conta, ainda, com a participação dos portugueses Antonio Zambujo (voz) e Bernardo Couto (guitarra portuguesa) na canção ‘Madrugada’. Rodrigo Maranhão, que também é integrante do Bangalafumenga (banda formada em 1998), tem outros dois trabalhos solo: ‘Bordado’, o disco de estreia, em 2006; e ‘Passageiro’, lançado em 2010.

Todos os shows fazem parte do projeto Música no Capanema, realizado pela Fundação Nacional de Artes desde dezembro de 2013. A programação na Sala Funarte Sidney Miller, no Rio de Janeiro, traz, semanalmente, de quarta a sexta, sempre no horário das 18h30, shows de artistas dos mais variados estilos. A entrada é gratuita.

Música no Capanema

27 (quarta) – Creme Crackers – ‘Mais um Ontem Outra Vez’
28 (quinta) – Novíssimos
29 (sexta) – Rodrigo Maranhão – Pré-lançamento do CD Itinerário

Horário: sempre às 18h30

Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa, 16, térreo – Palácio Gustavo Capanema – Rio de Janeiro (RJ)
Bilheteria: (21) 2279-8087

ENTRADA FRANCA

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música: (21) 2279 8601

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *