Documentário ‘Entre Saltos’ estreia em Campinas

O Coletivo PI exibe, pela primeira vez, nesta sexta-feira, 29 de agosto, às 20h, no Sesc Campinas (SP), o documentário Entre Saltos. Um dos contemplados no Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais 2013, o projeto percorreu quatro cidades do país com a proposta de discutir, por meio da arte, sobre as forças e formas que moldam a feminilidade nos dias atuais.

Mulheres e homens de diferentes idades, profissões e cultura participaram da performance em Campinas (SP), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA). Com roupas em tons de vermelho e rosa, o grupo caminhou pelas ruas com um salto no pé e outro na mão. Ao final do trajeto, os sapatos utilizados formaram uma instalação na cidade.

O documentário Entre Saltos apresenta um panorama geral das quatro ações, realizadas entre fevereiro e maio deste ano, com cerca de 150 pessoas. Entre os entrevistados estão a representante da Associação das Mulheres Guerreiras de Campinas, Denise Martins, que defende a proposta de regulamentação da prostituição; e a artista plástica mexicana Ana Tereza Fernández, convidada especial para conceber as instalações dos sapatos ao final da performance.

Para a diretora do Coletivo PI, Pâmela Cruz, Entre Saltos propõe uma reflexão sobre as questões do gênero feminino, mostra os desejos e a luta para ‘ser’ em uma sociedade ainda pautada no preconceito e em uma violência velada. “O vídeo nos provoca a pensar em quem somos e que sociedade buscamos. Para mim, o Entre Saltos dialoga com o seguinte pensamento de Simone Beauvoir: ‘Que nada nos limite. Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja nossa própria substância, já que viver é ser livre’.”

Documentário Entre Saltos

Duração: 48 minutos

Indicação: livre

Estreia: 29 de agosto (sexta-feira)

Local: Sesc Campinas (o vídeo será exibido no Teatro do Sesc Campinas)

Endereço: R. Dom José I, 270 – Bonfim – Campinas – SP

Horário: 20h

Entrada Gratuita

Projeto contemplado no Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *