‘Âmbargris’ reúne em mostra trabalhos curtos de dança-performance (SP)

Coletivo Siricuticus. Foto: divulgação

Quinze minutos. Este é o tempo máximo de duração de cada uma das coreografias exibidas a partir desta quarta-feira, 3 de setembro de 2014, na Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte SP. Está começando a Primeira Mostra Danças Breves, organizada pelo projeto Âmbargris – Cercos Choreográficos.

O conjunto de trabalhos reunidos neste espetáculo traz obras e processos de criação em dança-performance inspirados em diferentes épocas e culturas. Temas tão diversos como o Dadaísmo, os lugares no espaço, na memória e nos sentidos, a questão racial ou o sentimento que um poema desperta tornam única a apresentação da noite.

O Coletivo Siricuticus (Victor Amaro, Jamile Luppi e Abner Gabriel Raposeiro dos Santos), apresenta os conceitos de seu processo de criação extraídos do movimento artístico deflagrado no contexto da Primeira Guerra Mundial conhecido como Dadaísmo. Bárbara Freitas interpreta ELO, Uma Percografia, “dança de linhas invisíveis que a memória escolhe manter em busca de um lugar”, concebida durante viagem de pesquisas pelo nordeste do Brasil.

Djalma Moura, da Cia. Sansacroma, traz Des-Viamento, processo de criação vinculado ao Soneto XVII, de Mario Quintana, e Fernando Santos apresenta Dança Liberdade, expressão de uma conquista que até hoje não é realidade na vida de jovens negros.

Ocupação Âmbargris – Cercos Choreográficos
Diretora artística: Andreia Yonashiro | Diretora artística associada: Bárbara Malavoglia | Assistente de direção: Eliane Manfre | Direção de produção: José Renato Almeida | Produtora associada: Larissa Verbisck | Produtor do local: Pedro Stempniewski | Produtora executiva: Camila Ma.| Coordenação de luz: André Boll |Coordenação de som: Juliano Abramovay e Thomas Huszar

Primeira Mostra Danças Breves
Dia 3 de setembro | Quarta-feira, 20h30

Recomendação etária: livre
Ingressos: R$10 (meia: R$5). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo. Um ingresso por pessoa

Processo de criação performática – Com:Coletivo Siricuticus
Intérpretes: Victor Amaro, Jamile Luppi e Abner Gabriel Raposeiro dos Santos
Duração: 10min

ELO, Uma Percografia – Com: Bárbara Freitas
Duração: 10min

Des-Viamento – Com: Djalma Moura
Duração: 12min

Dança Liberdade – Com: Fernando Santos
Duração: 10min

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *