Aulas, espetáculos e encontros de dança contemporânea revolucionam desde agosto de 2014, diariamente, os galpões do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Experimentações de técnicas consagradas e de danças afro, indiana, clássica, folclórica e urbana, preenchem, com ritmo e movimento, a Âmbargris – Ocupação Cercos Choreográficos, contemplada pelo edital de 2014, da Funarte, para a Sala Renée Gumiel.
Entre sexta-feira e domingo, de 12 a 14 de setembro, a Âmbargris faz sua abertura oficial para o público com uma festa-rito intensa e totalmente gratuita. Serão shows, performances, debate e sessões de cinema que definem na prática a ideia de cerco choreográfico, nome da plataforma.
Diferentemente de uma cerca, que limita o movimento, o cerco, explicam os organizadores, é uma tática de guerra. “Cerco choreográfico é um rito coletivo que evidencia a dança como existência simbólica intrínseca às limitações urbanas e políticas cotidianas”, detalham eles. A concepção desta etapa do projeto é de Andreia Yonashiro e Bárbara Malavoglia. Confira programação!
Festa-rito de abertura do projeto Âmbargris – Cercos Choreográficos
Concepção: Andreia Yonashiro e Bárbara Malavoglia
Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Eliseos, São Paulo, SP. Tel (11) 3662-5177
Entrada franca
Dia 12 de setembro | Sexta
18h – Cine-dança: exibição do filme Espectro da Rosa, de Mikhail Fokine, por Joffrey Ballet, com Rudolf Nureyev
Dia 13 de setembro | Sábado
10h – Trajeto Luz e Ar – O grupo percorrerá o espaço da Funarte e do entorno, observando caminhos da luz e realizando algumas práticas de respiração.
12h – Piquenique sob a árvore – Traga alimentos e participe.
13h – Grupo de Taiko Mizuho Wadaiko – grupo que nasceu em 2003, na Associação Cultural de Mizuho, em São Bernardo do Campo, estimulado pelo professor de taiko do Japão Yukihisa Oda, que veio difundir esta arte no Brasil.
14h – Girantes – Performance nos arredores da Funarte, com Andréia Yonashiro, Bárbara Malavoglia, Bárbara Freitas, Everton Ferreira, Felipe Teixeira e Rafael Lemos.
15h30 – Cine-dança – com exibição de filmes que homenageiam personalidades importantes da dança
18h – Coquetel de abertura – a equipe de Âmbargris conversará com o público sobre as ações estruturantes desta ocupação, e cada um dos artistas envolvido no projeto oferecerá uma “gota” de dança.
20h30 – Show de Fanta Konatê – Cantora, bailarina e coreógrafa, filha do Mestre Percussionista Famoudou Konatê da Guiné Conacri, especializada em danças tradicionais e contemporâneas do Oeste Africano. Trabalhou com diversos Balés da Guiné, e domina a cultura das aldeias Malinkês da região do Hamaná.
Dia 14 de setembro | Domingo
10h – Namastê: Puja e Pranayama, com Márcia Micheli e Tadeu Arantes. Neste rito que vem da cultura indiana, os participantes oferecem suas melhores intenções e pedem aos deuses que os guiem.
12h – Homenagem à dançarina e coreógrafa Estelamare Santos (1968-2014). Celebração da alegria do espírito desta artista, com música, dança e cores, num rito de oferendas artísticas. Traga alimentos para compartilhar.
16h – Espetáculo Big Bang!, com Fabio Malavoglia e Cristiana Ceschi (narração de histórias), Virendra e Madhavi (trilha sonora). Um casal de narradores contará histórias sobre a criação, um casal de músicos tocará os sons primordiais, e o público será convidado a participar com a escuta e a dança.
18h – Gota do Seminário SP Choreográfica. Este seminário acontecerá mensalmente, abrigando uma mesa de discussão com convidados. A meta é aprofundar o debate em torno de questões pertinentes ao fazer da dança, sob a perspectiva de influências políticas e urbanísticas.