A Escola Livre de Dança da Maré (ELDM, Núcleo 2), da cidade do Rio de Janeiro, traz à capital paulista, neste fim de semana (20 e 21 de setembro de 2014), o espetáculo Exercício M., de Movimento e de Maré. As apresentações são por iniciativa do Projeto Ãmbargris – Ocupação Cercos Choreográficos, que administra este ano a programação da Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo.
A direção do espetáculo é da coreógrafa Lia Rodrigues, que, junto a outros artistas de sua Companhia – a Lia Rodrigues Companhia de Danças –, desenvolve desde janeiro um trabalho de escrita coreográfica com 12 jovens alunos do Núcleo de Formação Intensiva da ELDM. É desta vivência que surge Exercício M., de Movimento e de Maré, definido pelo grupo como “uma experiência a ser compartilhada, em caráter pedagógico.”
Desta forma, os jovens intérpretes são, também, criadores. Eles ingressaram na Escola Livre de Dança da Maré em março de 2012, após uma audiência pública que envolveu mais de 50 candidatos. Desde então, esses alunos se dedicam a uma jornada intensa e permanente em dança contemporânea. Criada em 2011, a ELDM busca ensinar, na região, a arte como prática, de acordo com seus aspectos “motores, cognitivos e expressivos”, mas também como conhecimento, inserida “no conjunto de ferramentas de intervenção ética, criativa e solidária no campo social.”
Além de apresentar a obra, os alunos da Escola falarão um pouco sobre este aprendizado. As sessões de Exercício M., de Movimento e de Maré acontecem nas noites de sábado e de domingo. Sábado à tarde, às 17h30, o Âmbargris recebe na Sala Renée Gumiel dois grupos do Programa Vocacional da Prefeitura de São Paulo – o Streetson e o Corpo-Corpo, que também vão mostrar seus trabalhos e falar sobre o contexto em que foram criados.
Projeto Âmbargris – Ocupação Cercos Choreográficos
Contemplado por edital de ocupação para a Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte SP
Espetáculo: Exercício M., de Movimento e de Maré
Dia 20 e 21 de setembro | Sábado, 20h30; domingo, 19h30
Direção geral e criação: Lia Rodrigues | Intérpretes e criadores: Escola Livre de Dança da Maré (Núcleo 2): Allef dos Reis Victor Estevão, Danielle Pereira Rodrigues, Diego Farias Alves da Cruz, Gustavo Glauber dos Santos Vieira, Ingrid Cristine C. Santos, Jeniffer Rodrigues da Silva, Lohana Pereira Severo, Luciana Barros Ferreira, Marilena Manuel Alberto, Raquel Alexandre David Silva, Sidney Rafael Galdino dos Santos, Thaina Farias de Barcelos | Convidados: Dora Mendonça e Murillo Selva | Assistente de direção e de coreografia: Amalia Lima | Música:Zeca Assumpção | Assistentes /professores: Amália Lima, Ana Paula Kamozaki, Lidia Larangeira, Calixto Neto, Thais Galliac, Leonardo Nunes, Gabriele Nascimento, Francisco Cavalcanti | Acompanhamento do projeto: Amália Lima, Maira Gabriel Anhorn | Projeto gráfico: Monica Soffiatti | Professores convidados 2013: Amália Lima, Sylvia Barreto, Claudia Damásio, Leticia Ramos, Ana Paula Kamozaki, Clara Castro, Clara Cavalcante, Dora Selva, Felipe Vian, Francisco Thiago Cavalcanti, Gabriele Nascimento, Gabriela Cordovez, Glaciel Farias, Luana Bezerra, Leonardo Nunes e Thiago de Souza | Realização: Redes de Desenvolvimento da Maré e Lia Rodrigues Companhia de Danças | Equipe da Escola Livre de Dança da Maré: Silvia Soter, Maïra Gabriel Anhorn, Isabella Porto, Lia Rodrigues e Eliana Sousa Silva
Duração: 80min | Recomendação etária: 14 anos
Ingressos R$10 (meia: R$5). A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa